Raciocínio concreto.
Emergência das operações mentais.
Emergência da capacidade de abstracção, capacidade de prever e analisar as consequências de acções.
Consegue estar sentado durante mais tempo, mantendo-se concentrado.
Consegue adiar a recompensa.
Mostra cada vez mais independência relativamente aos pais.
Começa a pensar mais frequentemente no futuro.
Presta mais atenção às amizades.
Consegue trabalhar em equipa.
Quer ser aceite pelos amigos.
Respeita cada vez mais o manter do tópico de uma conversa.
Conceptualiza e define conceitos abstratos.
Produz cerca de mais de 7000 palavras e compreende mais de 20 000.
Término da capacidade de adquirir linguagem verbal oral.
Entre os 6 e os 12 anos as crianças necessitam, em média, de 10 a 11 horas de sono por dia, que se concentra exclusivamente à noite.
O início da escolaridade obrigatória implica que a criança tenha de acordar a uma hora fixa aos dias de semana para entrar pontualmente na sala de aula; como tal, a hora do deitar e do adormecer deverá ser pensada de forma a que a criança consiga dormir o número de horas que necessita para funcionar no sei melhor os pesadelos são muito comuns entre os 7 e os 10 anos.
Não há diferenças significativas entre o controlo postural e o motor nesta idade e a adolescência/ idade adulta, estando estas dependentes do treino.
Toma banho e seca-se sozinho.
Encontra o wc adequado ao seu género.
Reconhece o direito à privacidade, própria e dos outros.
É cautelosa com objetos afiados.
Reconhece o número para o qual ligar em caso de emergência.
1-As crianças nesta idade mostram especial interesse pela conceção, gravidez, nascimento.
2.Os seus pares e os média começam a exercer uma maior influência face a atitudes e comportamentos sexuais.
3.Nestas idades, as crianças poderão contar piadas inapropriadas e/ou utilizar linguagem inapropriada, palavras calão, para descrever partes do corpo ou funções. Muitas vezes elas usam estas palavras desconhecendo o seu significado.
4.Compreendem melhor os papéis de género, podendo comportar-se de um modo mais vincado em função da sua identidade de género. Nesta idade, os rapazes normalmente brincam com rapazes e as raparigas com raparigas. Brincadeiras ou atividades que exploram a sexualidade e o corpo podem ocorrer com os pares de mesmo sexo e sexo diferente.
5.Podem tocar os genitais para obter prazer. Esta situação tende a acontecer em privado.