Envolver a criança nas rotinas domésticas (dando-lhe um pano para que possa imitar o adulto quando este limpa o pó, deixando-a segurar na pá enquanto o adulto põe o lixo na pá).
Usar as mesmas palavras sempre que a criança vai ou vê outros a irem à casa de banho. Encorajar a criança sempre que ela der sinal de querer ir à casa de banho. Ignorar qualquer acidente que aconteça.
Estar atento às expresses da criança que possam ser indicadoras de que quer ir à casa de banho.
- Interesse-se pelas iniciativas de comunicação e socialização do seu filho
Leia livros com histórias simples em que uma parte da estrutura se repita ao longo da história, para que o seu filho consiga antecipar e comece a contar pelas suas próprias palavras.
Apostar em rotinas noturnas aprazíveis (mas não excitantes) no seu quarto para que, quando adormecer, se sinta tranquila e sem receio de se separar do adulto.
Um objeto transicional para dormir (na sesta e de noite), ajudará a sentir-se mais acompanhada.
Jogar ao cu-cu durante o dia para que a criança aprenda a antecipar o regresso dos pais.
Garantir que a criança não tem fome, sede ou outras necessidades por cumprir antes de se deitar para que eventuais argumentos não protelem desnecessariamente o deitar.
Faça brincadeiras de sopro (bolas de sabão, cornetas, apitos).
Permita que o seu filho explore os diferentes objetos da sua rotina diária.
Diversifique temperos/sabores.
Faça brincadeiras de sopro (bolas de sabão, cornetas).
Permita que o seu filho explore os diferentes objetos da sua rotina diária.
Na lavagem dos dentes experimente um sabor de pasta dentífrica semelhante a algo que a criança goste. Use uma escova com uma textura agradável à criança.
Diversifique temperos/sabores.