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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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Promover o desenvolvimento do seu filho
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3 Anos
Promover o desenvolvimento do seu filho
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Promover o desenvolvimento do seu filho
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Social e Emocional
+

- Faça jogos com alternância de vez

 

- Incentive-o a ser afetuoso e a ajudar os outros 

 

Linguagem e Comunicação
+

Peça ao seu filho para ser explícito na informação que transmite “Queres a peça de lego, mas qual? A grande ou pequena? A vermelha ou amarela?” “Foste com os amigos ao teatro. A pé ou de carro?”

 

Quando nomear alguma imagem pode transmitir ao seu filho que há sinónimos para aquela palavra. “ É uma mulher. Também podemos dizer que é uma senhora ou um adulto”.

Sono
+

Garantir que a criança dorme o número de horas que necessita, pois a privação do sono aumenta a probabilidade de terrores noturnos e sonambulismo.

 

Procurar um momento sem ser o do deitar para conversar com a criança sobre o seu dia.

 

A criança deve brincar no seu quarto durante o dia para que este não seja um espaço pouco familiar mas sim associado a momentos agradáveis.

 

Os pais devem procurar que alterações à rotina sejam pontuais e explicar à criança o seu caráter de exceção.

 

Reforçar claramente os limites relativos ao deitar e a consistência na sua aplicação ajuda a reduzir comportamentos de oposição.

 

Reforçar o comportamento desejado.

Alimentação
+

Encoraje a criança a mastigar de boca fechada.

 

Tenha em especial atenção a limpeza nasal (colocar soro com a criança sentada, nunca deitada).

 

Ofereça alimentos que promovam a mastigação (cenoura crua, bolachas tipo waffer, entre outros).

Autonomia
+

Para abotoar os botões deve colocar-se atrás da criança, e com as suas mãos ajude a criança a executar o movimento.

 

Utilize jogos com o corpo da criança para trabalhar a lateralidade.

 

Mostre à criança como assoar o nariz (virada de frente para ela), depois segure o lenço e tente que ela repita o movimento.

Sexualidade
+

1.Tocar, pegar, abraçar, beijar, brincar fazendo cócegas, permite aos bebes experienciar o contacto físico de forma positiva, sentindo conforto, associado ao facto de se sentirem amados. Esta experiência única, será a base para a construção de formas mais maduras de intimidade física e contribuirá de forma decisiva para a sua maturidade sexual.

 

2.O modo como os pais/educadores reagem a estas situações: o tom de voz, as palavras usadas, a expressão facial, constitui uma das primeiras lições sobre sexualidade para a criança. Não se mostrando zangados, surpresos e não utilizando palavras reprovadoras, os pais/educadores ensinam às crianças que a curiosidade sobre o seu corpo é natural.

 

3.Ensinar os nomes corretos das diferentes partes do corpo; dê informação simples sobre as diferenças entre anatomia feminina e masculina; ajude a criança a saber como interagir com crianças da mesma idade.

 

4.A família encoraja desde cedo a definição de uma identidade de género feminina ou masculina (rapazes e raparigas são tratados de modo diferente), por outro lado, as crianças começam a associar determinados comportamentos - papéis de género- com o ser rapaz ou rapariga. Usando como ponto de partida a informação que quer transmitir ao seu filho/a sobre os papeis de género, esteja atento/a às mensagens que eles recebem em casa e fora de casa.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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