Para esclarecer as suas dúvidas, poderá entrar em contacto com um técnico do PIN.

Caso o técnico não esteja disponível, deixe a sua mensagem e entraremos em contacto consigo nas próximas 48h.


Horário de atendimento:
Segunda-feira: 20h-21h
Terça-Feira: 19h-20h
Quarta-Feira: 13h-14h
De momento não estamos online.

Por favor preencha o seguinte formulário.Entraremos em contacto consigo para agendar uma nova videochamada numa data da sua preferência.




Obrigado!
Entraremos em contacto consigo assim que possível.
desenvolvimento normal
/
perturbações do desenvolvimento
vídeos
/
aplicações
  • desenvolvimento normal
  • perturbações do desenvolvimento
  • vídeos
  • aplicações
  • perguntas frequentes
  • contactos
  • Facebook PIN
  • Facebook iCare
  • YouTube PIN
Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

Home
\
Desenvolvimento Normal
\
Promover o desenvolvimento do seu filho
\
5 Anos
Promover o desenvolvimento do seu filho
Escolha a idade que pretende visualizar
Meses
3
4
6
9
12
18
24
Anos
3
4
5
7
10
12
15
18
Promover o desenvolvimento do seu filho
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Social e Emocional
+

- Continue a ler para seu filho. 

 

- Incentive seu filho a brincar com outras crianças. 

 

- Ajude seu filho a desenvolver boas habilidades de linguagem, falando-lhe em frases completas

 

Linguagem e Comunicação
+

Encoraje o seu filho a explicar atividades que tenha ou esteja a desenvolver. Não apresse o discurso do seu filho.

 

Em erros de construção sintática, devolva a informação que o seu filho lhe deu de forma correta reformulando o enunciado, sem o corrigir directamente.

 

Introduza palavras novas e explique em contexto, o significado das mesmas.

 

Utilize jogos de mímicas, pequenos dramas, fantoches, entre outros. Explore e brinque com os sons de palavras (rimas, palavras que começam pelo mesmo som,..).

 

Questione outros finais possíveis para histórias. Permita ‘tentativa-erro’ com posterior orientação.

Sono
+

Indicador de que a criança já não necessita de sesta: tem comportamento adequado e humor estável durante o dia e dorme bem de noite, mas tem dificuldade em adormecer.

 

Ao nível da alimentação, apostar em alimentos ricos em triptofano (como produtos lácteos, peixes azuis, algumas frutas, verduras e hortaliças) e evitar alimentos mais açucarados ou com cafeína a partir do fim da tarde.

 

Procurar ajuda especializada em sono no caso de fenómenos noturnos frequentes e atípicos (ex: parassónias), para diagnóstico diferencial e intervenção.

Autonomia
+

Utilize o espelho para demonstrar todos os movimentos que devem ser feitos na escovagem dos dentes.

 

Incentive a criança a colocar a mão quando tosse os espirra. Não se esqueça que os adultos são o melhor modelo.

 

Explique de forma simples a importância de lavar as mãos quando estas estão sujas.

Sexualidade
+

1.Ensinar a criança a estabelecer limites face à sua intimidade. A criança deve compreender que o seu corpo pertence-lhe e que pode dizer não a situações que lhe são desagradáveis. Explicar a diferença entre o toque adequado e desadequado, por exemplo: um abraço é agradável e positivo ao contrário de outro toque que é desagradável.

 

2. Se encontra a criança a brincar aos médicos com outra criança da mesma idade, é importante não reagir exageradamente, pois para eles é apenas uma brincadeira inocente. Pode ver nesta situação um sinal de que a criança sente curiosidade acerca do corpo e facilitar a sua aprendizagem, por exemplo, através de um livro.

 

3.Encorajar a compreensão de privacidade e quando as situações são adequadas ou desadequadas. Mostrar-se zangado/a, ralhar, apenas trará culpa e vergonha.

 

4.A criança aprende com as atitudes e comportamentos dos pais, incluindo o modo com estes lidam com a nudez e com o seu corpo.

 

5.Estas questões devem ser respondidas de forma honesta e simples, respondendo apenas ao que é perguntado. Respostas como “a cegonha trouxe-te” não só não esclarecem a curiosidade da criança, como também diminui a credibilidade dos pais/educadores quando a criança descobre a verdade. Ao ser verdadeiro/a, irá encorajar a criança a procurá-lo/a com uma nova questão no futuro.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
Contactos:
Telefone: 215 888 900
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
Morada (Sede): Rua Calvet de Magalhães, 244, piso 0, Espaço de Arcos, 2770-022 Paço de Arcos
Morada (Instalações 2): Taguspark - Edifício Ciência II, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº13, 0A-0B, 2740-120 Porto Salvo
Morada (Instalações 3): Avenida Fernão de Magalhães nº2297, 4350 – 172 Porto
Contactos
Hiperligação para Nova Hiperligação para Citi
Hiperligação para PIN
Hiperligação para Gulbenkien
Hiperligação para Escola Nacional de Saúde Pública Hiperligação para Cisco