Perturbações do Espetro do Autismo
A Perturbação Autística ou Autismo é definida por lacunas na Interacção Social e na Comunicação e pela presença de Comportamentos ou Interesses Restritos ou Repetitivos.
SINAIS DE ALERTA
Ao nível da Interação Social, a criança com autismo poderá assim:
Apresentar um contacto visual escasso e fugaz;
Não prestar atenção aos adultos;
Não sorrir em resposta ao sorriso ou a um comentário de um adulto;
Não responder quando um adulto chama pelo seu nome;
Não tomar a iniciativa de interagir com adultos ou crianças da mesma idade;
Não mostrar contentamento em jogos interativos com um adulto (exemplo: “cucu”;
Não imitar acções de um adulto, como acenar um adeus;
Não mostrar interesse nas outras crianças ou iniciar e manter brincadeiras com elas.
Ao nível da Comunicação, a criança com autismo poderá:
Não apontar quando pretende algo fora do seu alcance;
Não seguir o apontar de outra pessoa, sem olhar na direção indicada;
Não expressar os seus desejos e necessidades de forma convencional;
Não usar gestos, tais como acenar que sim ou não com a cabeça ou fazer
A Síndrome de Asperger pode apresentar diferentes manifestações ao longo do desenvolvimento, destacando-se a presença de alterações e dificuldades em três grandes áreas: interacção social, comunicação e comportamento estereotipado ou interesses restritos.
SINAIS DE ALERTA
Assim, e ao nível da interacção social, a criança ou adolescente com Síndrome de Asperger poderão:
● Apresentar dificuldades no relacionamento com os outros, dificuldade em fazer ou manter amizades;
● Ter poucos ou nenhuns amigos, apesar de manifestarem desejo de os ter;
● Demonstrar dificuldade em cooperar num grupo;
● Não compreender regras sociais “subtis”, que a maioria das outras pessoas apreende com facilidade e de forma, mais ou menos, intuitiva;
● Mostrar pouco interesse no que as outras pessoas dizem ou acham interessante;
● Ter dificuldade em avaliar situações sociais;
● Apresentar dificuldade em lidar com emoções negativas, como por exemplo, a frustração, tristeza ou raiva;
● Não prever consequências de situações sociais, como por exemplo
A Perturbação do Espetro do Autismo Sem Outra Especificação (PEA–SOE), também muitas vezes referida como Autismo Atípico ou Perturbação Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação, trata-se do diagnóstico aplicado a crianças que estão no espectro do autismo, mas não satisfazem plenamente os critérios para outra PEA como Perturbação Autística (por vezes definida como autismo "clássico") ou Síndrome de Asperger.
SINAIS DE ALERTA
Ao nível da Interação Social, há então que salientar:
• o evitamento do contato visual
• o desinteresse pelas outras crianças
• o interesse reduzido em ter amigos e nas atividades dos outros
• a escassa partilha de objetos ou de interesses com os pais
• preferência por brincar sozinho
• escassez de imitação das ações dos outros
• uso das pessoas como um instrumento (por exemplo, colocar a mão do adulto em cima do objeto como forma de pedido)
• poucas expressões faciais ou utilização desajustada das mesmas
• pouca perceção do espaço pessoal (por exemplo, abordar
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
