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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

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Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

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Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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Perturbações do desenvolvimento
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Perturbações do Espetro do Autismo

No âmbito das Perturbações do Espetro do Autismo, há que destacar a Perturbação Autística, a Síndrome de Asperger e a Perturbação do Espetro do Autismo Sem Outra Especificação. Aceda a cada uma delas e conheça as suas principais características e sinais de alerta.
Perturbação Autística

A Perturbação Autística ou Autismo é definida por lacunas na Interacção Social e na Comunicação e pela presença de Comportamentos ou Interesses Restritos ou Repetitivos.

SINAIS DE ALERTA
Ao nível da Interação Social, a criança com autismo poderá assim:

Apresentar um contacto visual escasso e fugaz;
Não prestar atenção aos adultos;
Não sorrir em resposta ao sorriso ou a um comentário de um adulto;
Não responder quando um adulto chama pelo seu nome;
Não tomar a iniciativa de interagir com adultos ou crianças da mesma idade;
Não mostrar contentamento em jogos interativos com um adulto (exemplo: “cucu”;
Não imitar acções de um adulto, como acenar um adeus;
Não mostrar interesse nas outras crianças ou iniciar e manter brincadeiras com elas.

 

Ao nível da Comunicação, a criança com autismo poderá:

 

Não apontar quando pretende algo fora do seu alcance;
Não seguir o apontar de outra pessoa, sem olhar na direção indicada;
Não expressar os seus desejos e necessidades de forma convencional;
Não usar gestos, tais como acenar que sim ou não com a cabeça ou fazer



Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger pode apresentar diferentes manifestações ao longo do desenvolvimento, destacando-se a presença de alterações e dificuldades em três grandes áreas: interacção social, comunicação e comportamento estereotipado ou interesses restritos.

SINAIS DE ALERTA
Assim, e ao nível da interacção social, a criança ou adolescente com Síndrome de Asperger poderão:
● Apresentar dificuldades no relacionamento com os outros, dificuldade em fazer ou manter amizades;
● Ter poucos ou nenhuns amigos, apesar de manifestarem desejo de os ter;
● Demonstrar dificuldade em cooperar num grupo;
● Não compreender regras sociais “subtis”, que a maioria das outras pessoas apreende com facilidade e de forma, mais ou menos, intuitiva;
● Mostrar pouco interesse no que as outras pessoas dizem ou acham interessante;
● Ter dificuldade em avaliar situações sociais;
● Apresentar dificuldade em lidar com emoções negativas, como por exemplo, a frustração, tristeza ou raiva;
● Não prever consequências de situações sociais, como por exemplo

 



Perturbação do Espetro do Autismo sem outra especificação

A Perturbação do Espetro do Autismo Sem Outra Especificação (PEA–SOE), também muitas vezes referida como Autismo Atípico ou Perturbação Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação, trata-se do diagnóstico aplicado a crianças que estão no espectro do autismo, mas não satisfazem plenamente os critérios para outra PEA como Perturbação Autística (por vezes definida como autismo "clássico") ou Síndrome de Asperger.

SINAIS DE ALERTA
Ao nível da Interação Social, há então que salientar:
• o evitamento do contato visual
• o desinteresse pelas outras crianças
• o interesse reduzido em ter amigos e nas atividades dos outros
• a escassa partilha de objetos ou de interesses com os pais
• preferência por brincar sozinho
• escassez de imitação das ações dos outros
• uso das pessoas como um instrumento (por exemplo, colocar a mão do adulto em cima do objeto como forma de pedido)
• poucas expressões faciais ou utilização desajustada das mesmas
• pouca perceção do espaço pessoal (por exemplo, abordar

 



Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

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