Imita alguns gestos;
Diz não com a cabeça;
Procura um objeto escondido;
Copia gestos;
Segue orientações simples como “apanha o brinquedo".
É tímida ou nervosa com estranhos?;
Chora quando a mãe ou o pai saem;
Tem coisas e pessoas favoritas?;
Mostra medo em algumas situações?;
Reproduz jogos como " cucu".
Aponta para objetos e pessoas quando nomeadas;
Primeiras palavras (2 a 10) & combina-as com gestos.
Ainda se mantêm as 2 sestas diárias, embora a quantidade de sono diurno comece a reduzir-se.
Capaz de executar movimentos de sucção usando uma palhinha;
Aumento do tempo de coordenação entre a respiração/sucção ou mastigação/deglutição;
Introdução de alimentos pulverizantes (ex. bolacha);
Faz movimentos de protrusão e elevação da língua aquando a deglutição;
Utiliza os dentes ou gengivas para limpeza de vestígios de alimentos no lábio inferior.
Na posição de pé passa de 5 pontos de apoio para 4, 3 e 2 até à marcha independente;
Anda em bloco com os membros superiores em W, gradualmente baixa-os e utiliza a rotação do tronco;
Levanta-se do chão agarrado aos móveis, depois com as mãos no chão;
Desenvolve destreza bimanual: empurra, puxa, aperta e roda;
Imita o adulto no uso dos objectos da vida diária.
Ajuda a inclinar o copo para beber;
Ajuda a vestir-se mostrando um membro depois de pedido (ex.: levanta para cima o braço para ajudar a vestir manga de camisola;
Reage a fraldas molhadas (tenta removê-las). Não consegue comunicar diretamente ao adulto as suas necessidades;
Anda ou rasteja em diversas partes da casa;
Usa os dedos e a colher na alimentação, entorna conteúdo da colher frequentemente enquanto se tenta alimentar.