Maior capacidade para o pensamento complexo.
Maior capacidade de expressar sentimentos verbalmente.
Noção marcada de certo e errado.
Pensamento concreto domina o “aqui e agora”.
Relações causa-efeito subdesenvolvidas.
Maior focalização em si mesmos, em detrimento de consciência social.
Maior preocupação com a imagem corporal e aparência.
Focalização em si mesmo, oscilando entre expectativas elevadas e falta de confiança.
Oscilações de humor.
Aumento de interesse e influência pelo grupo de pares.
Diminuição no afeto demonstrado para com os pais, podendo parecer por vezes rude ou mal-humorado.
Contacto com pares do sexo oposto em situações de grupo.
Adota padrões próprios de fala.
A comunicação passa a ser o focus das relações sociais.
Término da capacidade de ser biliingue.
Sono insuficiente é a queixa relativa ao sono mais frequente na puberdade e adolescência por dois motivos principais:
1) Atraso de fase: alteração cronobiológica que leva a um atraso de pelo menos 2 horas na sonolência noturna, ou seja, se antes a criança tinha sono às 21 horas, agora passa a só se sentir sonolenta pelas 23 horas. Como o número de horas de sono que precisa se mantém, necessitaria de acordar pelo menos 2 horas mais tarde para não ficar em défice, mas isto é geralmente impossível pois o horário de levantar para ir para a escola é o mesmo. Isto levará a que o adolescente apresente uma privação de sono.
2) Horários e deveres escolares: o horário de entrada na escola é geralmente cedo, levando a que o adolescente tenha de se levantar também mais cedo que o ideal, independentemente do facto de adormecer mais tarde. Esta incompatibilidade social vs biológica leva a uma privação de sono severa que não é sequer reposta ao fim de semana. Além do mais, os trabalhos de casa e outras atividades extra-curriculares tornam-se progressivamente mais morosas e exigentes, fazendo com que se atrasem as rotinas diárias e, consequentemente, o deitar.
Pede uma refeição completa num restaurante.
Toma medicação como recomendado.
Utiliza o termómetro para medir a sua temperatura ou a de outra pessoa.
Procura ajuda médica numa emergência.
Utiliza ferramentas ou máquinas simples (torradeira, micro-ondas).
1. A produção de hormonas sexuais provoca alterações físicas e emocionais. Flutuações de humor são normais.
2.Começam a desenvolver-se os caracteres sexuais secundários. Nesta fase, os jovens questionam-se frequentemente se são “normais” e comparam-se com os amigos. As relações com os pares tornam-se muito importantes.
3.Podem sentir curiosidade em observar o corpo do adulto. Isto pode fazer com que tentem ver a pessoa nua ou despida ou ver filmes, revistas ou sites com conteúdos de carater sexual. Cresce o interesse pelos relacionamentos, podendo manifestar o desejo de ter uma namorada ou namorado. Podem expressar cada vez mais a necessidade de privacidade e independência. As normas sociais clarificam-se face à masturbação e esta torna-se cada vez mais, um comportamento privado.
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