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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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Marcos do Desenvolvimento
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12 Anos
Marcos do Desenvolvimento
Escolha a idade que pretende visualizar
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Anos
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Marcos do Desenvolvimento
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Maior capacidade para o pensamento complexo.

 

Maior capacidade de expressar sentimentos verbalmente.

 

Noção marcada de certo e errado.

 

Pensamento concreto domina o “aqui e agora”.

 

Relações causa-efeito subdesenvolvidas.

 

Maior focalização em si mesmos, em detrimento de consciência social.

Social e Emocional
+

Maior preocupação com a imagem corporal e aparência.

 

Focalização em si mesmo, oscilando entre expectativas elevadas e falta de confiança.

 

Oscilações de humor.

 

Aumento de interesse e influência pelo grupo de pares.

 

Diminuição no afeto demonstrado para com os pais, podendo parecer por vezes rude ou mal-humorado.

 

Contacto com pares do sexo oposto em situações de grupo.

Linguagem e Comunicação
+

Adota padrões próprios de fala.

 

A comunicação passa a ser o focus das relações sociais.

 

Término da capacidade de ser biliingue.

Sono
+

Sono insuficiente é a queixa relativa ao sono mais frequente na puberdade e adolescência por dois motivos principais:

 

1) Atraso de fase: alteração cronobiológica que leva a um atraso de pelo menos 2 horas na sonolência noturna, ou seja, se antes a criança tinha sono às 21 horas, agora passa a só se sentir sonolenta pelas 23 horas. Como o número de horas de sono que precisa se mantém, necessitaria de acordar pelo menos 2 horas mais tarde para não ficar em défice, mas isto é geralmente impossível pois o horário de levantar para ir para a escola é o mesmo. Isto levará a que o adolescente apresente uma privação de sono.

 

2) Horários e deveres escolares: o horário de entrada na escola é geralmente cedo, levando a que o adolescente tenha de se levantar também mais cedo que o ideal, independentemente do facto de adormecer mais tarde. Esta incompatibilidade social vs biológica leva a uma privação de sono severa que não é sequer reposta ao fim de semana. Além do mais, os trabalhos de casa e outras atividades extra-curriculares tornam-se progressivamente mais morosas e exigentes, fazendo com que se atrasem as rotinas diárias e, consequentemente, o deitar.

Autonomia
+

Pede uma refeição completa num restaurante.

 

Toma medicação como recomendado.

 

Utiliza o termómetro para medir a sua temperatura ou a de outra pessoa.

 

Procura ajuda médica numa emergência.

 

Utiliza ferramentas ou máquinas simples (torradeira, micro-ondas).

Sexualidade
+

1. A produção de hormonas sexuais provoca alterações físicas e emocionais. Flutuações de humor são normais.

 

2.Começam a desenvolver-se os caracteres sexuais secundários. Nesta fase, os jovens questionam-se frequentemente se são “normais” e comparam-se com os amigos. As relações com os pares tornam-se muito importantes.

 

3.Podem sentir curiosidade em observar o corpo do adulto. Isto pode fazer com que tentem ver a pessoa nua ou despida ou ver filmes, revistas ou sites com conteúdos de carater sexual. Cresce o interesse pelos relacionamentos, podendo manifestar o desejo de ter uma namorada ou namorado. Podem expressar cada vez mais a necessidade de privacidade e independência. As normas sociais clarificam-se face à masturbação e esta torna-se cada vez mais, um comportamento privado.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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