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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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Marcos do Desenvolvimento
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15 Anos
Marcos do Desenvolvimento
Escolha a idade que pretende visualizar
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24
Anos
3
4
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18
Marcos do Desenvolvimento
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Aumento do pensamento abstrato, ainda que seja ativado o pensamento concreto perante situações emocionalmente mais intensas.

 

Melhor compreensão das relações causa-efeito.

 

Egocentrismo marcado.

Social e Emocional
+

Aumento do interesse no sexo oposto.

 

Procura de maior independência em relação aos pais.

 

Capacidade mais profunda para cuidar, compartilhar e desenvolver relacionamentos mais íntimos.

 

Procura de novas experiências.

 

Menor investimento na realização de atividades com os pais e aumento de atividades e tempo dispendido com os amigos.

 

Maior capacidade de fundamentar as suas próprias escolhas, inclusive sobre aquilo que considera correto e incorreto.

Sono
+

Além do atraso de fase referido no ponto anterior, as solicitações sociais tornam-se cada vez mais exigentes e importantes para o adolescente. As saídas noturnas, mais frequentes e com regresso a casa progressivamente mais tardio, interferem significativamente no sono noturno, atrasando ainda mais o relógio biológico.

 

As sestas, que normativamente não existem nesta etapa, podem voltar a aparecer para compensar as horas de sono perdidas mas, embora possam ser necessárias e reparadoras, se não controladas na duração e hora do dia acabam por reforçar o atraso de fase (ex: uma sesta de 2h pelas 18h pode dificultar o adormecer tranquilo às 23h).

 

O uso quotidiano de telemóveis e outros gadgets eletrónicos não só contribui para um adormecer mais tardio (pela troca de mensagens ou visionamento de conteúdos) como tornam o adolescente contactável (quase) 24 horas (pois muitos dormem com o telemóvel ligado), sendo muitas vezes o sono interrompido por chamadas ou sms.

Autonomia
+

Segue as recomendações relativas a cuidados com a saúde.

 

Verifica trocos numa compra.

 

Lava a loiça à mão ou enche a máquina de lavar a loiça.

 

Utiliza corretamente produtos de limpeza doméstica.

 

Confeciona refeições simples.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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