Compreende ordens simples;
Fala sozinho enquanto brinca;
Manifesta a sua vontade;
Reconhece 2/3 partes do corpo (na boneca);
Reconhece-se ao espelho;
Pede;
Brinca ao lado de outras crianças.
Imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas?;
Fica entusiasmada perante outras crianças?;
Mostra cada vez mais independência?;
Apresenta um comportamento desafiador (fazendo o que foi dito para não fazer)?;
Brinca maioritariamente ao lado de outras crianças , mas começa a incluir outras crianças em jogos simples, tais como a "apanhada"?.
Explosão de vocabulário;
Discurso telegráfico (Combina duas palavras);
Produz cerca de 200 a 300 palavras e o comprimento das frases (EME) varia entre 1 a 2 palavras em média. Os pais compreendem quase tudo o que diz.;
Acompanha uma história adequada à sua idade.
As necessidades diárias de sono rondam as 13 horas diárias, duas delas correspondendo ao sono diurno.
Capaz de beber usando uma palhinha;
Utiliza a colher autonomamente;
Aperfeiçoamento da motricidade fina para a alimentação;
Lábios fazem contenção do líquido à volta do copo;
Controla sólidos e líquidos com encerramento e contração bilabial;
Adequa a abertura mandibular de acordo com a espessura do alimento;
Capaz de mastigar uma grande variedade de alimentos.
Aperfeiçoou-se a andar e a saltar;
Anda de triciclo;
Sobe e desce escadas sozinho sem alternância;
Trepa para cima de tudo;
Atira e dá pontapés numa bola;
Calça sapatos, veste roupa simples;
Folheia uma página de cada vez.
Puxa calças para cima com assistência;
Põe e tira sapatos, meias, casacos e chapéu sem ajuda (não precisa de atar os sapatos e apertar o casaco);
Bebe através de copos pequenos, segura com uma mão sem entornar;
Diz ao adulto que quer ir ao wc;
Come com o garfo.