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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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Desenvolvimento Normal
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Marcos do Desenvolvimento
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3 Meses
Marcos do Desenvolvimento
Escolha a idade que pretende visualizar
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Anos
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4
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7
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12
15
18
Marcos do Desenvolvimento
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

sorri em resposta a faces familiares;
olha para as mãos e brinca com os dedos
começa a seguir objetos com os olhos

Social e Emocional
+

Começa a sorrir para as pessoas;

Consegue acalmar-se por pequenos períodos (pode levar as mãos à boca e chupar na mão);

Olha frequentemente para os pais.

Linguagem e Comunicação
+

Produz  diferentes tipos de choro conforme as necessidades;

Estabelece contacto ocular com caras familiares e objetos e inicia o sorriso social;

Reage de maneira diferente a vozes e estados de humor do interlocutor;

Produz diferentes sons de prazer;

Distingue ou discrimina sons de fala dos restantes sons.

Sono
+

Até aos 2 meses:

Os recém-nascidos podem dormir entre 11 a 18 horas por dia, divididas por períodos de 2 a 5 horas de sono e intercaladas por 1 a 3 horas de vigília;

Até às 6 semanas não há grande diferenciação entre sono noturno e diurno (a duração dos períodos de sono é semelhante de dia e de noite), mas esta deverá ser clara pelos 3 meses de idade;

O sono tem 3 fases: inicia-se pelo sono ativo (que dará lugar ao sono REM), sono tranquilo e sono indeterminado;

Os pais, em particular as mães, devem procurar dormir quando o bebé dorme para reduzir o impacto da privação de sono, que potencia grandes alterações no humor e a probabilidade de depressão pós-parto.

Entre os 2 e 3 meses:

Períodos de sono de 3-4 horas, tanto de dia como de noite;

Entre os 2-4 meses começa-se a observar a regularização do horário do sono.

Alimentação
+

Às 36 semanas de gravidez, o bebé desenvolve os reflexos de sucção;

Reflexos primitivos orais: 4 pontos cardeais; vómito; morder; sucção/deglutição;

Presença de almofadas de gordura nas bochechas para maior estabilidade do sistema oromotor;

Espaço intra-oral diminuído: língua ocupa a maior parte do espaço;

Movimentos da língua anterior-posterior e movimentos maxilares verticais;

Direcciona a cabeça e localiza o peito;

Competência velofaríngea – coordenação respiração/sucção (2 a 3)/deglutição durante amamentação;

Alimenta-se de leite materno ou fórmula adequada;

Alimentação reflexa.

Motor
+

Perda da postura em flexão fisiológica do recém-nascido com o aumento de actividade e o ganho em extensão;

Controlo da cabeça;

Fase de simetria;

Decúbito Dorsal (DD) – Movimentos antigravíticos dos 4 membros;

Decúbito Ventral (DV) – Extensão da cabeça a 45o.

Autonomia
+

Quando se introduz a ponta do dedo ou o mamilo na boca e se move delicadamente no interior dos lábios ou gengivas, inicia sucção dentro de 5 segundos;

Abre a boca quando se posiciona para comer ou quando está esfomeado;

Não necessita de mais do que uma refeição durante um período noturno de 8horas;

Mostra interesse na comida quando a toca ou brinca pelo menos duas vezes durante 5 minutos quando demonstra fome;

Lambe ou toca nos lábios pelo menos duas vezes em 5 minutos em resposta ao som ou cheiro da preparação de comida.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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