Reconhece e emparelha 6 cores;
Faz puzzles de diferentes formas e tamanhos;
Distrai-se com facilidade;
Faz perguntas para obter informação.
Mostra afeto por amigos espontaneamente?;
Espera pela sua vez nos jogos?;
Mostra preocupação perante um amigo a chorar?;
Mostra uma variedade de emoções;?
Já se separa facilmente da mãe e do pai (na escola ou nos avós).
Faz frases completas & É capaz de contar histórias e recontar acontecimentos do dia-a-dia;
Produz os fonemas /p/, /k/, /d/, /g/, /ch/, “nh” /n/ e /m/;
Produz cerca de 1000 palavras;
Combina 2 a 3 palavras (comprimento médio das frases ou EME é de 2,5 a 3 palavras);
Níveis de inteligibilidade do discurso 50% a 75%.
Entre os 3 e 6 anos as crianças necessitam de 11 a 12 horas de sono diárias;
A maioria das crianças ainda necessita de dormir uma sesta de sensivelmente hora e meia, mas esta necessidade tende a desaparecer até aos 5 anos de idade;
O ciclo do sono tem agora a duração de 90 minutos; continua a haver uma redução do sono REM e um aumento do sono profundo;
Entre os 3 e os 7 anos poder-se-ão observar episódios de terrores noturnos e sonambulismo, sobretudo se houver história familiar.
Mastigação com movimentos circulares;
Utiliza o garfo para agarrar alimento;
Utiliza a língua para limpeza dos vestígios de alimentos nos vestíbulos e espaços interdentários;
Estabilização interna da mandíbula completa;
Elevação do ápice da língua aquando a deglutição ;
Dissociação dos movimentos da cabeça com a mastigação;
Mastiga com a boca fechada.
Equilíbrio atinge o apogeu: põe-se em bicos de pés, muda de velocidade e direcção, salta ao pé-coxinho (apoio unipodal);
Sobe escadas com alternância e desce sem alternância;
Mede tamanhos e distâncias: relaciona bem o corpo com o ambiente;
Atira e apanha uma bola com as mãos, dá pontapés na bola enquanto anda;
Veste-se;
Ajuda nas tarefas caseiras;
Consegue desenhar círculos.
Veste todas as peças de roupa (sem supervisão) corretamente, não tem que prender nada para completar a tarefa;
Calça os sapatos no pé correto sem ajuda;
Tenta assoar-se quando o lenço é seguro por outra pessoa;
Desabotoa pelo menos 3 botões sem rasgar ou danificar o tecido;
Tem total controlo dos esfíncteres durante o dia.
1. Nesta fase os bebes estão muito recetivos ao contacto físico. As primeiras ligações emocionais do bebe estabelecem-se através do contacto físico com os pais. A criança experiencia o carinho, a confiança e a afetividade pelo toque.
2. A criança manifesta curiosidade e explora de forma natural o seu corpo, incluindo os genitais. Ao mesmo tempo vai interiorizando mensagens verbais e não-verbais que começam a moldar a perceção da sua própria sexualidade.
3. Desinibição face à nudez. As crianças, especialmente os bebes, gostam de estar nus.
4. Pelos 2-3 anos a criança começa a desenvolver o sentido de ser masculino ou feminino. As crianças nesta idade começam a compreender a diferença entre rapazes e raparigas e conseguem identificar-se eles próprios como rapaz ou rapariga.
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
