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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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4 Meses
Marcos do Desenvolvimento
Escolha a idade que pretende visualizar
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Marcos do Desenvolvimento
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Alcança objetos com uma mão;


Inicia a coordenação entre os olhos e as mãos;


Acompanha com os olhos objetos que se movam de um lado para o outro;


Reconhece caras familiares e objetos à distância.

Social e Emocional
+

Sorri espontaneamente , especialmente para as pessoas;

Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar quando a brincadeira pára;

Imita alguns movimentos e expressões faciais , como sorrir ou franzir a testa.

Linguagem e Comunicação
+

Balbúcio canónico - reduplicação de sílabas com alternância entre uma consoante oclusiva, normalmente labial, e uma vogal aberta (ex. Babababá);

Pega a vez – vocalizar após vocalização por parte do adulto;

Direciona o olhar para a fonte sonora;

Vocaliza a exitação e o desagrado;

Reconhece o próprio nome.

Sono
+

14-15 horas diárias de sono, com períodos de sono noturno definidos de 6 a 8 horas.

O ciclo do sono adquire a arquitetura similar à dos adultos, com as 3 fases de sono NREM (fase 1 - sonolência; fase 2 – sono superficial e fase 3 – sono profundo) e, em seguida, a de sono REM (“rapid eye movement”).

Contudo, as fases têm uma duração diferente da observada nos adultos e os ciclos têm uma duração total de cerca 50 minutos, inferior à daqueles.

Alimentação
+

Transição da tetina para a colher;

Maioria dos padrões primitivos começa a ser integrada;

Inicialmente, o toque da colher pode estimular o padrão de sucção;

Lábio inferior começa a ter movimento, mas os movimentos orais são, na sua maioria, em bloco com a mandíbula;

Lábio superior mais anteriorizado mas sem movimentos de depressão;

Direcciona ambas as mãos na direcção do biberon;

Introdução de sopas com 2 a 5 legumes;

Introdução da colher de silicone.

Motor
+

Integração da linha média;

DD – Leva mãos à boca e explora objectos;

Toca no tronco e joelhos;

DV – Extensão da cabeça a 90o, com apoio nos antebraços (posição de esfinge);

Pés tocam-se em DD e DV (kicking).

Autonomia
+

Ajuda a segurar no biberão com as duas mãos ao mesmo tempo, ou ao amamentar, o bebe segura no peito com a mão livre;

Abre a boca para permitir a entrada de uma colher com uma pequena quantidade de comida;

Aumenta notoriamente movimentos corporais quando está pronto para comer ou quando em contato visual, auditivo ou olfativo com a comida;

Engole comida mole (fruta triturada) após 10 segundos de colocada na boca;

Usa a língua para mover a comida dentro da boca dentro de 10 segundos depois de colocada lá.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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