Brinca com o grupo de pares;
Espera pela sua vez;
Resolve problemas simples do quotidiano;
Tem maior noção de conceitos temporais.
Gosta de fazer coisas novas;
É cada vez mais criativo a brincar ao faz de conta;
Prefere brincar com outras crianças do que sozinha;
Coopera com outras crianças;
Muitas vezes, não distingue o que é real ou fantasia.
Compreende estruturas linguísticas mais complexas & Usa conjunções no seu discurso;
Usa linguagem como um instrumento social;
Produz os fonemas /t/, /b/, /f/, /v/, /z/, “j”, /l/ /R/ e também os grupos consonanticos /pr/, /tr/, /br/, /gr/ e /vr/;
Produz cerca de 1600 palavras & EME 4.5 → + ;
Níveis de inteligibilidade do discurso 75% a 90%.
Há crianças que ainda necessitam de dormir a sesta aos 4 anos;
Os pais devem certificar-se se os infantários mantêm esta possibilidade em aberto nestas idades.
Utiliza copos para beber, sem supervisão;
Desenvolvimento das técnicas de mastigação em progresso;
Participa ativamente nas rotinas de refeição na escola e em casa;
Demonstra razoável aceitação em experimentar novos alimentos.
Maior exploração e aumento de capacidades, com consciência alargada das dimensões corporais e aproximação aos objetos;
Os ajustes posturais antecipatórios estão maturados;
Desloca-se em bicos de pés.
Calça-se corretamente, não tem que fazer laços;
Tem controlo dos esfíncteres durante a noite;
Utiliza corretamente colher, garfo e faca;
Lava e seca a cara utilizando sabonete e água;
Fecha fechos “trancados” em baixo e molas de pressão do vestuário.