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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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6 Meses
Marcos do Desenvolvimento
Escolha a idade que pretende visualizar
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Anos
3
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Marcos do Desenvolvimento
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Muita atividade;

Atento e curioso em relação ao meio envolvente;

Leva os objetos à boca;

Se o objeto cai, esquece-o facilmente.

Social e Emocional
+

Conhece rostos familiares e começa a saber se alguém é um estranho;

Gosta de brincar com os outros, especialmente os pais;

Responde às emoções de outras pessoas e muitas vezes parece feliz;

Gosta de olhar para si própria no espelho.

Linguagem e Comunicação
+

Demonstra intenção comunicativa (ex. aponta);

Jogo vocálico (produção de sons e sílabas), sem e com reduplicação;

Responde fisicamente à musica;

Compreende a nomeação de objetos de uso diário e executa algumas solicitações.

Sono
+

13 a 14 horas de sono por dia, ainda com mais de duas sestas

A maioria dos bebés já é fisiologicamente capaz de dormir toda a noite sem precisar de acordar para comer; contudo, há uma percentagem de bebés que assinala aos pais que acordou e requer a sua ajuda para se tranquilizar e adormecer.

É importante saber que todos os bebés acordam brevemente de noite, na transição entre ciclos de sono, mas há os que se acalmam sozinhos e readormecem e há os que desenvolveram o hábito de contar com a intervenção dos pais para voltar a dormir (ex: embalar, comer…).

Alimentação
+

Aceita com facilidade sopas e papas de fruta;

Inicia tentativas de agarrar o biberon;

Faz encerramento labial durante a alimentação com a colher (ausência de vestígios na colher);

Bebe pelo copo ajudado pelo adulto, podendo haver perda de líquido;

Lábios entreabertos ainda durante a deglutição de líquidos, podendo existir perdas ocasionalmente;

Reconhece a colher, através de estímulo visual e táctil e brinca com o utensílio;

Padrão mastigatório verticalizado, língua leva o alimento à parte posterior e utiliza os lábios e bochechas para limpeza dos vestíbulos;

Reflexo de vómito menos activo;

Mastigação deixa de ser reflexa e passa a ser voluntária.

Motor
+

Sai da simetria;

Rola de DD para DL e para DV;

DD – Agarra e leva os pés à boca (explora limites do corpo);

DV – Extensão dos membros superiores; extensão da coluna e maior extensão da anca;

Posição de sentado com apoio das mãos.

Autonomia
+

Mastiga 3 pedaços de comida sólida usando as gengivas e a língua;

Segura a bolacha enquanto a come;

Pega num copo usando uma ou as duas mãos. Segurando-o por 5 segundos;

Agarra e segura a comida com a mão pelo menos por 5 segundos ou até ser colocada na boca;

Abre a boca, suga a comida da colher e engole dentro de 10 segundos.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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