Compreende regras de um jogo;
Tem noção de opostos;
Define objectos pelo uso;
Tem interesses mais específicos;
Atenção mais dirigida à tarefa e com maior durabilidade.
Quer agradar aos amigos e ser como eles;
É mais cooperante com as regras;
Gosta de cantar, dançar e atuar;
Mostra preocupação e simpatia para com os outros;
Pode dizer o que é real e o que é fantasia.
Pergunta o significado das palavras concretas e abstratas ou qual é o seu referente;
Identifica frases mal construídas (enunciados agramaticais) e é capaz de os corrigir;
Produz os fonemas /s/, /r/, “lh”, /kr/, /dr/e /fr/;
Produz cerca de 2200 a 2500 palavras;
Níveis de inteligibilidade do discurso 90% a 100%.
A maioria das crianças deixa de necessitar de dormir a sesta por esta idade, embora ainda possa necessitar de um período de descanso depois do almoço.
Maior performance, dependendo do treino.
Melhoria das performances motoras globais – Coordenação motora com objectos.
Desce escadas com alternância.
Escova os dentes.
Tapa a boca e o nariz quando tosse ou espirra.
Demonstra reconhecimento da função do relógio.
Abotoa corretamente botões pequenos.
Lava as mãos depois de ir ao wc ou quando estão sujas sem que seja necessário avisa-la.
1. Aumenta o interesse pelo seu corpo e o corpo dos outros.
2. Desenvolve-se a noção de identidade de género (sou rapaz, sou rapariga). A curiosidade cada vez maior pelo corpo, pode levar a criança a explorar o corpo de forma consensual e lúdica com crianças da mesma idade. Estas brincadeiras incluem, o “brincar aos médicos” ou “às casinhas”.
3. A criança pode tocar os seus genitais de forma mais intencional para sentir conforto/prazer.
4. Mantem-se a desinibição face à nudez. Pode querer tirar a fralda ou a roupa.
5. Por esta altura, a criança pode colocar questões sobre sexualidade ou reprodução, tais como, “de onde vêm os bebes”.