Para esclarecer as suas dúvidas, poderá entrar em contacto com um técnico do PIN.

Caso o técnico não esteja disponível, deixe a sua mensagem e entraremos em contacto consigo nas próximas 48h.


Horário de atendimento:
Segunda-feira: 20h-21h
Terça-Feira: 19h-20h
Quarta-Feira: 13h-14h
De momento não estamos online.

Por favor preencha o seguinte formulário.Entraremos em contacto consigo para agendar uma nova videochamada numa data da sua preferência.




Obrigado!
Entraremos em contacto consigo assim que possível.
desenvolvimento normal
/
perturbações do desenvolvimento
vídeos
/
aplicações
  • desenvolvimento normal
  • perturbações do desenvolvimento
  • vídeos
  • aplicações
  • perguntas frequentes
  • contactos
  • Facebook PIN
  • Facebook iCare
  • YouTube PIN
Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

Home
\
Desenvolvimento Normal
\
Marcos do Desenvolvimento
\
7 Anos
Marcos do Desenvolvimento
Escolha a idade que pretende visualizar
Meses
3
4
6
9
12
18
24
Anos
3
4
5
7
10
12
15
18
Marcos do Desenvolvimento
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Raciocínio concreto.

 

Emergência das operações mentais.

 

Emergência da capacidade de abstracção, capacidade de prever e analisar as consequências de acções.

 

Consegue estar sentado durante mais tempo, mantendo-se concentrado.

 

Consegue adiar a recompensa.

Social e Emocional
+

Mostra cada vez mais independência relativamente aos pais.

 

Começa a pensar mais frequentemente no futuro.

 

Presta mais atenção às amizades.

 

Consegue trabalhar em equipa.

 

Quer ser aceite pelos amigos.

Linguagem e Comunicação
+

Respeita cada vez mais o manter do tópico de uma conversa.

 

Conceptualiza e define conceitos abstratos.

 

Produz cerca de mais de 7000 palavras e compreende mais de 20 000.

 

Término da capacidade de adquirir linguagem verbal oral.

Sono
+

Entre os 6 e os 12 anos as crianças necessitam, em média, de 10 a 11 horas de sono por dia, que se concentra exclusivamente à noite.

 

O início da escolaridade obrigatória implica que a criança tenha de acordar a uma hora fixa aos dias de semana para entrar pontualmente na sala de aula; como tal, a hora do deitar e do adormecer deverá ser pensada de forma a que a criança consiga dormir o número de horas que necessita para funcionar no sei melhor os pesadelos são muito comuns entre os 7 e os 10 anos.

Motor
+

Não há diferenças significativas entre o controlo postural e o motor nesta idade e a adolescência/ idade adulta, estando estas dependentes do treino.

Autonomia
+

Toma banho e seca-se sozinho.

 

Encontra o wc adequado ao seu género.

 

Reconhece o direito à privacidade, própria e dos outros.

 

É cautelosa com objetos afiados.

 

Reconhece o número para o qual ligar em caso de emergência.

Sexualidade
+

1-As crianças nesta idade mostram especial interesse pela conceção, gravidez, nascimento.

 

2.Os seus pares e os média começam a exercer uma maior influência face a atitudes e comportamentos sexuais.

 

3.Nestas idades, as crianças poderão contar piadas inapropriadas e/ou utilizar linguagem inapropriada, palavras calão, para descrever partes do corpo ou funções. Muitas vezes elas usam estas palavras desconhecendo o seu significado.

 

4.Compreendem melhor os papéis de género, podendo comportar-se de um modo mais vincado em função da sua identidade de género. Nesta idade, os rapazes normalmente brincam com rapazes e as raparigas com raparigas. Brincadeiras ou atividades que exploram a sexualidade e o corpo podem ocorrer com os pares de mesmo sexo e sexo diferente.

 

5.Podem tocar os genitais para obter prazer. Esta situação tende a acontecer em privado.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
Contactos:
Telefone: 215 888 900
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
Morada (Sede): Rua Calvet de Magalhães, 244, piso 0, Espaço de Arcos, 2770-022 Paço de Arcos
Morada (Instalações 2): Taguspark - Edifício Ciência II, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº13, 0A-0B, 2740-120 Porto Salvo
Morada (Instalações 3): Avenida Fernão de Magalhães nº2297, 4350 – 172 Porto
Contactos
Hiperligação para Nova Hiperligação para Citi
Hiperligação para PIN
Hiperligação para Gulbenkien
Hiperligação para Escola Nacional de Saúde Pública Hiperligação para Cisco