Utilizar canções infantis que a criança goste e que incluam gestos e palavras simples (exemplo: “a pitinha”).
Encorajar a criança a imitar gestos como: cheirar uma flor, beber por um copo, fingir que tosse.
- Leia para o seu filho diariamente
- Peça-lhe para encontrar objetos para você ou partes do corpo nome e objetos.
- Encoraje-o a explorar e experimentar coisas novas.
- Ajude a desenvolver a linguagem, conversando com ele e acrescentando palavras que ele começa. Por exemplo, se a criança diz: "bo", você pode responder: "Sim, você está certo, isto é uma bola."
- Incentive a independência crescente do seu filho, deixando-o ajudar com vestir-se e alimentar-se.
Descreva o que vê com os atributos que permitem classificar e distinguir o que é “O Snoppy é um animal grande com pelo. O Snoppy ladra, faz barulho. A bola do Snoppy é pequena e amarela.”
Faça perguntas mais complexas à criança e responda por ela.
Quando a criança utiliza algumas palavras para fazer um pedido, faça a frase correta e complete-a por ela “ Dá bola” reformule e adicione alguma informação simples “Dá a bola. A mãe dá-te a bola amarela.”
Leia histórias e peça ao seu filho para apontar algumas imagens.
Aponte para algumas imagens e peça ao seu filho para nomear.
Evitar sestas muito prolongadas e tardias para que não interfiram no sono noturno.
Evitar atividades excitantes 1-2 horas antes de ir para a cama.
As rotinas associadas ao sono são cada vez mais importantes, devendo a criança deitar-se e acordar sensivelmente à mesma hora todos os dias.
Se necessário, colocar uma ligeira luz de presença de forma a evitar o medo do escuro (é importante que a criança não veja o foco da luz do local onde está deitada).
Se exibe medos, os pais devem tentar tranquilizá-la fazendo-a perceber que estão por perto e a ouvi-la.
Se a criança chamar de noite, esperar uns minutos a ver se ela se consegue tranquilizar sozinha; se não conseguir, os pais devem ir ter com ela e, sem a tirar do berço, devem proferir palavras de tranquilização e vir embora, com a criança ainda acordada. Caso volte a chamar os pais, estes devem voltar ao seu quarto após um período de tempo maior que o anterior e proceder da mesma forma. O objetivo é tranquilizar a criança para que ela consiga adormecer sozinha e não adormecê-la. Este procedimento deve ser o mesmo para qualquer idade, sempre que a criança despertar por hábitos pouco compatíveis com o adormecer autónomo (insónia comportamental da infância).
Procurar ajuda especializada em sono se os despertares confusionais são muito frequentes e intensos e aparecem associados a outras parassónias em sono NREM.
Introduza a palhinha (por exemplo, para beber leite).
Faça brincadeiras através das caretas (zangado, assustado, língua de fora, entre outros).
Introduza a palhinha (por exemplo, para beber leite ou água).
Faça do momento de vestir uma brincadeira, pode usar músicas.
Quando o bebé reagir ao desconforto da fralda indicando que está molhada pode iniciar o treino dos esfíncteres diurno.
Coloque objetos preferidos do bebé à distância mas ao alcance para poder deslocar-se até eles.
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
