Para esclarecer as suas dúvidas, poderá entrar em contacto com um técnico do PIN.

Caso o técnico não esteja disponível, deixe a sua mensagem e entraremos em contacto consigo nas próximas 48h.


Horário de atendimento:
Segunda-feira: 20h-21h
Terça-Feira: 19h-20h
Quarta-Feira: 13h-14h
De momento não estamos online.

Por favor preencha o seguinte formulário.Entraremos em contacto consigo para agendar uma nova videochamada numa data da sua preferência.




Obrigado!
Entraremos em contacto consigo assim que possível.
desenvolvimento normal
/
perturbações do desenvolvimento
vídeos
/
aplicações
  • desenvolvimento normal
  • perturbações do desenvolvimento
  • vídeos
  • aplicações
  • perguntas frequentes
  • contactos
  • Facebook PIN
  • Facebook iCare
  • YouTube PIN
Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

Home
\
Desenvolvimento Normal
\
Promover o desenvolvimento do seu filho
\
12 Meses
Promover o desenvolvimento do seu filho
Escolha a idade que pretende visualizar
Meses
3
4
6
9
12
18
24
Anos
3
4
5
7
10
12
15
18
Promover o desenvolvimento do seu filho
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Utilizar canções infantis que a criança goste e que incluam gestos e palavras simples (exemplo: “a pitinha”).

 

Encorajar a criança a imitar gestos como: cheirar uma flor, beber por um copo, fingir que tosse.

Social e Emocional
+

- Leia para o seu filho diariamente

 

- Peça-lhe para encontrar objetos para você ou partes do corpo nome e objetos.

 

- Encoraje-o a explorar e experimentar coisas novas.

 

- Ajude a desenvolver a linguagem, conversando com ele e acrescentando palavras que ele começa. Por exemplo, se a criança diz: "bo", você pode responder: "Sim, você está certo, isto é uma bola."

 

- Incentive a independência crescente do seu filho, deixando-o ajudar com vestir-se e alimentar-se.

 

Linguagem e Comunicação
+

Descreva o que vê com os atributos que permitem classificar e distinguir o que é “O Snoppy é um animal grande com pelo. O Snoppy ladra, faz barulho. A bola do Snoppy é pequena e amarela.”

 

Faça perguntas mais complexas à criança e responda por ela.

 

Quando a criança utiliza algumas palavras para fazer um pedido, faça a frase correta e complete-a por ela “ Dá bola” reformule e adicione alguma informação simples “Dá a bola. A mãe dá-te a bola amarela.”

 

Leia histórias e peça ao seu filho para apontar algumas imagens.

 

Aponte para algumas imagens e peça ao seu filho para nomear.

Sono
+

Evitar sestas muito prolongadas e tardias para que não interfiram no sono noturno.

 

Evitar atividades excitantes 1-2 horas antes de ir para a cama.

 

As rotinas associadas ao sono são cada vez mais importantes, devendo a criança deitar-se e acordar sensivelmente à mesma hora todos os dias.

 

Se necessário, colocar uma ligeira luz de presença de forma a evitar o medo do escuro (é importante que a criança não veja o foco da luz do local onde está deitada).

 

Se exibe medos, os pais devem tentar tranquilizá-la fazendo-a perceber que estão por perto e a ouvi-la.

 

Se a criança chamar de noite, esperar uns minutos a ver se ela se consegue tranquilizar sozinha; se não conseguir, os pais devem ir ter com ela e, sem a tirar do berço, devem proferir palavras de tranquilização e vir embora, com a criança ainda acordada. Caso volte a chamar os pais, estes devem voltar ao seu quarto após um período de tempo maior que o anterior e proceder da mesma forma. O objetivo é tranquilizar a criança para que ela consiga adormecer sozinha e não adormecê-la. Este procedimento deve ser o mesmo para qualquer idade, sempre que a criança despertar por hábitos pouco compatíveis com o adormecer autónomo (insónia comportamental da infância).

 

Procurar ajuda especializada em sono se os despertares confusionais são muito frequentes e intensos e aparecem associados a outras parassónias em sono NREM.

Alimentação
+

Introduza a palhinha (por exemplo, para beber leite).

 

Faça brincadeiras através das caretas (zangado, assustado, língua de fora, entre outros).

Autonomia
+

Introduza a palhinha (por exemplo, para beber leite ou água).

 

Faça do momento de vestir uma brincadeira, pode usar músicas.

 

Quando o bebé reagir ao desconforto da fralda indicando que está molhada pode iniciar o treino dos esfíncteres diurno.

 

Coloque objetos preferidos do bebé à distância mas ao alcance para poder deslocar-se até eles.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
Contactos:
Telefone: 215 888 900
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
Morada (Sede): Rua Calvet de Magalhães, 244, piso 0, Espaço de Arcos, 2770-022 Paço de Arcos
Morada (Instalações 2): Taguspark - Edifício Ciência II, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº13, 0A-0B, 2740-120 Porto Salvo
Morada (Instalações 3): Avenida Fernão de Magalhães nº2297, 4350 – 172 Porto
Contactos
Hiperligação para Nova Hiperligação para Citi
Hiperligação para PIN
Hiperligação para Gulbenkien
Hiperligação para Escola Nacional de Saúde Pública Hiperligação para Cisco