Para esclarecer as suas dúvidas, poderá entrar em contacto com um técnico do PIN.

Caso o técnico não esteja disponível, deixe a sua mensagem e entraremos em contacto consigo nas próximas 48h.


Horário de atendimento:
Segunda-feira: 20h-21h
Terça-Feira: 19h-20h
Quarta-Feira: 13h-14h
De momento não estamos online.

Por favor preencha o seguinte formulário.Entraremos em contacto consigo para agendar uma nova videochamada numa data da sua preferência.




Obrigado!
Entraremos em contacto consigo assim que possível.
desenvolvimento normal
/
perturbações do desenvolvimento
vídeos
/
aplicações
  • desenvolvimento normal
  • perturbações do desenvolvimento
  • vídeos
  • aplicações
  • perguntas frequentes
  • contactos
  • Facebook PIN
  • Facebook iCare
  • YouTube PIN
Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

Home
\
Desenvolvimento Normal
\
Promover o desenvolvimento do seu filho
\
12 Anos
Promover o desenvolvimento do seu filho
Escolha a idade que pretende visualizar
Meses
3
4
6
9
12
18
24
Anos
3
4
5
7
10
12
15
18
Promover o desenvolvimento do seu filho
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Procurar que momentos de debate de ideias não se transformem em conflitos ou discussões, sem desvalorizar as ideias do jovem.

 

Encorajar a exploração e desenvolvimento de ideias, estimulando a reflexão e disponibilizando recursos, nomeadamente livros, acesso a bibliotecas.

 

Face à demonstração do jovem da necessidade de se sentir importante no mundo ou de acreditar em algo, será importante encorajá-lo a juntar-se a causas ou integrar grupos comunitários.

Social e Emocional
+

Definição de limites, embora proporcionando sempre que possível, oportunidades para desenvolvimento da independência e autonomia.

 

Ajudar o jovem a definir regras e decidir as suas próprias responsabilidades, promovendo oportunidades para tomar decisões.

 

Perante o afastamento do jovem, será importante que os pais se recordem que continuam a ser importantes na sua vida, apenas não da forma que eram até ao início desta etapa do desenvolvimento.

Linguagem e Comunicação
+

Incentive ao convívio com diferentes grupos sociais.

 

Promova diferentes interesses pela cultura (museus, cinema, teatro, entre outros).

Sono
+

A exposição à luz solar pela manhã ajuda a despertar e à regulação do relógio biológico.

 

Evitar atividades e tarefas ao fim do dia que, pela sua exigência em termos físicos ou cognitivos, atrasam o deitar e adormecer (ex: cessar atividade física intensa a partir das 18-19h).

 

Evitar/ reduzir o consumo de cafeína.

 

Ajustar a hora de adormecer pela do despertar de forma a garantir que o adolescente dorme o que necessita mas evitar que vá para a cama muito mais cedo que o habitual, pois não terá sono e começará a resistir ao deitar.

 

Evitar atrasar o deitar em mais de 1 hora à 6ª feira e sábado para não haver dificuldade em adormecer no domingo.

 

Ao organizar os horários escolares, os professores deverão colocar disciplinas práticas nas primeiras horas da manhã e as mais exigentes em termos de atenção ao final da manhã, para que o adolescente apresente um rendimento mais próximo das suas capacidades. Nesta impossibilidade, devem evitar apresentar conteúdos de forma demasiado expositiva nas primeiras horas da manhã.

 

Também deverão atender à quantidade de trabalhos para casa que enviam diariamente.

Autonomia
+

Sempre que faça refeições em restaurantes deixe a criança fazer o pedido dela, pode até incentivar a fazer o seu pedido também.

 

Explique a importância das regras de segurança e manuseamento de eletrodomésticos. Pode deixar perto do utensílio um post-it com pequenas instruções de uso.

Sexualidade
+

1. A puberdade pode ser um período muito confuso, com muitas mudanças físicas e emocionais e os jovens precisam saber o que esperar nos meses e anos seguintes, mesmo que sejam muito tímidos para perguntar. É importante providenciar informação acerca dos aspetos físicos da puberdade e as alterações corporais.

 

2. À medida que se desenvolve a sua maturidade sexual, mostram-se muitas vezes entusiasmados e assustados com o crescimento: pelos a crescer em partes novas do corpo, menstruação, sonhos molhados (..). É importante ajudar a regularizar as novas emoções e necessidades que os jovens podem sentir.

 

3. Encorajar a curiosidade natural, disponibilizando informação correta e apropriada à idade, nomeadamente, sobre comportamentos sexuais e infeções sexualmente transmissíveis.

 

4. Incentivar uma atitude de respeito face à sexualidade.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
Contactos:
Telefone: 215 888 900
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
Morada (Sede): Rua Calvet de Magalhães, 244, piso 0, Espaço de Arcos, 2770-022 Paço de Arcos
Morada (Instalações 2): Taguspark - Edifício Ciência II, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº13, 0A-0B, 2740-120 Porto Salvo
Morada (Instalações 3): Avenida Fernão de Magalhães nº2297, 4350 – 172 Porto
Contactos
Hiperligação para Nova Hiperligação para Citi
Hiperligação para PIN
Hiperligação para Gulbenkien
Hiperligação para Escola Nacional de Saúde Pública Hiperligação para Cisco