Procurar que momentos de debate de ideias não se transformem em conflitos ou discussões, sem desvalorizar as ideias do jovem.
Encorajar a exploração e desenvolvimento de ideias, estimulando a reflexão e disponibilizando recursos, nomeadamente livros, acesso a bibliotecas.
Face à demonstração do jovem da necessidade de se sentir importante no mundo ou de acreditar em algo, será importante encorajá-lo a juntar-se a causas ou integrar grupos comunitários.
Definição de limites, embora proporcionando sempre que possível, oportunidades para desenvolvimento da independência e autonomia.
Ajudar o jovem a definir regras e decidir as suas próprias responsabilidades, promovendo oportunidades para tomar decisões.
Perante o afastamento do jovem, será importante que os pais se recordem que continuam a ser importantes na sua vida, apenas não da forma que eram até ao início desta etapa do desenvolvimento.
Incentive ao convívio com diferentes grupos sociais.
Promova diferentes interesses pela cultura (museus, cinema, teatro, entre outros).
A exposição à luz solar pela manhã ajuda a despertar e à regulação do relógio biológico.
Evitar atividades e tarefas ao fim do dia que, pela sua exigência em termos físicos ou cognitivos, atrasam o deitar e adormecer (ex: cessar atividade física intensa a partir das 18-19h).
Evitar/ reduzir o consumo de cafeína.
Ajustar a hora de adormecer pela do despertar de forma a garantir que o adolescente dorme o que necessita mas evitar que vá para a cama muito mais cedo que o habitual, pois não terá sono e começará a resistir ao deitar.
Evitar atrasar o deitar em mais de 1 hora à 6ª feira e sábado para não haver dificuldade em adormecer no domingo.
Ao organizar os horários escolares, os professores deverão colocar disciplinas práticas nas primeiras horas da manhã e as mais exigentes em termos de atenção ao final da manhã, para que o adolescente apresente um rendimento mais próximo das suas capacidades. Nesta impossibilidade, devem evitar apresentar conteúdos de forma demasiado expositiva nas primeiras horas da manhã.
Também deverão atender à quantidade de trabalhos para casa que enviam diariamente.
Sempre que faça refeições em restaurantes deixe a criança fazer o pedido dela, pode até incentivar a fazer o seu pedido também.
Explique a importância das regras de segurança e manuseamento de eletrodomésticos. Pode deixar perto do utensílio um post-it com pequenas instruções de uso.
1. A puberdade pode ser um período muito confuso, com muitas mudanças físicas e emocionais e os jovens precisam saber o que esperar nos meses e anos seguintes, mesmo que sejam muito tímidos para perguntar. É importante providenciar informação acerca dos aspetos físicos da puberdade e as alterações corporais.
2. À medida que se desenvolve a sua maturidade sexual, mostram-se muitas vezes entusiasmados e assustados com o crescimento: pelos a crescer em partes novas do corpo, menstruação, sonhos molhados (..). É importante ajudar a regularizar as novas emoções e necessidades que os jovens podem sentir.
3. Encorajar a curiosidade natural, disponibilizando informação correta e apropriada à idade, nomeadamente, sobre comportamentos sexuais e infeções sexualmente transmissíveis.
4. Incentivar uma atitude de respeito face à sexualidade.
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
