Encorajar o jovem a conversar sobre os seus planos e ideias relativamente ao futuro, promovendo momentos de interação que envolvam este tema.
Perante a falta de informação ou conhecimento relativamente às suas capacidades, procurar apoio junto de um técnico especializado, de modo a orientar o processo vocacional do jovem.
Manutenção de um relacionamento positivo, promovendo o respeito e estabilidade, mesmo durante momentos de instabilidade emocional do jovem.
Reconhecimento e aceitação do interesse do jovem em manter um relacionamento romântico com outra pessoa, demonstrando uma atitude disponível e apoiante para conversar sobre este tema, procurando evitar a desaprovação.
Face a preocupações relacionadas com o fracasso ou o insucesso, será fundamental demonstrar disponibilidade para conversar e ouvir o jovem.
Em momentos nos quais possa mostrar-se zangado, impulsivo, auto-centrado, confuso, eventualmente rígido nas suas perspetivas, será importante aceitar os sentimentos do jovem, sem reagir de forma excessiva. É importante estabelecer limites em conjunto, embora sem reativar medidas restritivas, típicas da infância.
A exposição à luz solar pela manhã ajuda a despertar e a regular o relógio biológico.
A sesta, se necessária, deve rondar os 30 minutos e acontecer ao início da tarde.
Organizar um horário semanal que contemple tempo para estudar e tempo de lazer.
Desligar todos os aparelhos eletrónicos 1 hora antes do deitar.
Relaxar meia hora antes de deitar (ler um livro, ouvir música calma…).
Manter um horário de deitar regular de acordo com o horário de despertar nos dias de escola e ponderar um horário de deitar ao fim de semana não muito mais tardio.
Os pais deverão colocar e fazer cumprir os limites relativos ao deitar todos os dias da semana.