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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

Home
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Desenvolvimento Normal
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Promover o desenvolvimento do seu filho
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24 Meses
Promover o desenvolvimento do seu filho
Escolha a idade que pretende visualizar
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Anos
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Promover o desenvolvimento do seu filho
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

Dar à criança pequenas instruções simples dentro das suas rotinas (“vai buscar o casaco; vai buscar os sapatos; apanha do chão; põe o brinquedo em cima da mesa; fecha a caixa; esconde a bola; vamos tomar banho; vamos jantar; vai dar ao pai; vai fechar a porta; vai buscar um livro...).

 

Utilizar sempre o reforço positivo, batendo palmas, dando-lhe beijinhos para incentivá-la a realizar o que lhe é pedido.

Social e Emocional
+

- Dê-lhe tempo para falar e responder ao seu ritmo

Linguagem e Comunicação
+

Leia livros com histórias simples se tiverem texturas, sons do ambiente ou musica, tal possibilitará uma maior interacção com as capacidades que já tem.

 

Cartões com imagens e associar dos mesmos aos referentes que tiver por casa pode ser um jogo divertido.

 

Faça uma caça ao tesouro, procurar vários objetos que estão no sítio “errado” por exemplo: “as meias no escritório, o lápis na casa de banho…”.

 

Ouvir música possibilitará que seja capaz de trautear e mesmo de produzir algumas das palavras, nem que seja por aproximação.

Sono
+

Promover a adaptação ao infantário.

 

Falar com a criança sobre os acontecimentos do dia no regresso da escola ou num momento em que esta se mostre disponível mas evitar a hora do deitar, altura em que já deverá estar tranquila.

 

Algumas crianças exibem um comportamento desafiador e/ou de oposição que leva ao castigo pelos pais – este não deve implicar o ir para a cama mais cedo ou ficar no quarto às escuras, pois pode gerar aversão ou ansiedade ao deitar (pretende-se associar tranquilidade àquele momento do dia).

 

Procurar ajuda especializada em sono se se observarem episódios de terrores noturnos muito frequentes ou movimentos rítmicos violentos ou duradouros.

 

Assegurar-se que a criança não se magoa inadvertidamente durante as movimentações.

 

Se os pais observarem esforço respiratório e pausas na respiração da criança durante o sono, bem como dormir de boca aberta e pescoço estirado para trás, transpiração, sono agitado ou se esta se queixar de dores de cabeça de manhã, deverão procurar um especialista em medicina do sono.

Alimentação
+

Ofereça consistências mais viscosas (manteiga de amendoim, papas, entre outros) que exigem mais movimentos de língua para a organização do alimento dentro da boca e limpeza dos vestígios após a deglutição.

 

Maior número de refeições com texturas heterogéneas (puré com carne picada; sopa com massa ou arroz; papa com pedaços de fruta).

Autonomia
+

Introduza o garfo para a refeição, no inicio mantenha a sua mão em cima da mão da criança para ir controlando os movimentos.

 

Treino dos esfíncteres: Tente perceber quais são os momentos em que a criança faz as suas necessidades e antecipe as, ou vá com ela à casa de banho com regularidade.

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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