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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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Promover o desenvolvimento do seu filho
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Promover o desenvolvimento do seu filho
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Promover o desenvolvimento do seu filho
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Cognitivo
+

- Olhar, falar com o bebé. 

 

- Responder quando faz sons, repetindo os sons e adicionando palavras. Isso irá ajudá-lo a aprender a usar a linguagem.

 

- Brincar com o bebé, dar-lhe tempo para responder 

 

- Abraçar o bebé 

 

- Fazer “caretas” (deitar língua de fora, piscar os olhos, bocejar..) 

Linguagem e Comunicação
+

1. Verbalizar a interpretação de cada tipo de choro “Este choro é porque tu tens fome!”

 

2. Maternalês / Paiês

 

3. Coordenar a mensagem verbal oral com os diferentes estados de humor “quando verbalizar “ai! Ai! Ai! Estou zangado contigo” em simultâneo abane o dedo indicador e franza o sobreolho

 

4. Chamar a atenção para diferentes tipos de sons “O pai está a falar”, “olha agora a campainha tocou”

 

5. Se um dos pais for bilingue ou tiver um bom domínio de outra(s) línguas equacione se não querem estimular para bilinguismo desde já.

Sono
+

Começar a estimular maiores períodos de sono à noite: estimular o bebé no período diurno e colocar o ambiente mais escuro e com menor ruído a partir do fim da tarde.

 

Começar a definir rotinas associadas ao sono noturno (ex: banho, massagem para cólicas…)

 

Evitar que o bebé adormeça enquanto come, para que associe a comida à vigília.

 

Deitar o bebé ainda acordado no berço, com algumas palavras tranquilizadoras e deixar que adormeça sozinho (no caso de ser imperativo embalá-lo, é recomendado extinguir este hábito até aos 3 meses).

 

Desde o nascimento devem ser tomadas medidas para reduzir o risco de síndrome de morte súbita do lactente: o bebé deve dormir em cama própria, sem almofadas ou bonecos e deitado de barriga para cima. Quando tapado, os pés devem tocar o fundo do berço e o lençol deverá ficar bem preso debaixo dos braços (para que não se enrole no lençol e/ou não fique com a cabeça tapada, não conseguindo respirar). O colchão deve ser firme e o espaçamento entre as grades não deve ser superior a 6,5 cm. As mais recentes guidelines internacionais recomendam que se retirem os protetores acolchoados que envolvem o berço; em alternativa, colocar nos protetores mais pontos de fixação às grades deixando as fitas do lado de fora da cama. O quarto não deve estar sobreaquecido nem cheirar a tabaco.

 

Procurar ajuda especializada em sono se se observarem pausas respiratórias frequentes durante o sono para se efetuar um diagnóstico diferencial.

 

Os pais, em particular as mães, devem procurar dormir quando o bebé dorme para reduzir o impacto da privação de sono, que aumenta a probabilidade de alterações no humor e de depressão pós-parto.

Alimentação
+

Estimule o bebé através do toque e massagem.

 

Procure manter as vias respiratórias sempre limpas (limpeza nasal).

 

A utilização da chucha promove a sucção e beneficia a digestão, evitando o refluxo gastro esofágico.

Autonomia
+

Estimule o bebé através do toque e massagem.

 

A utilização da chucha promove a sucção e beneficia a digestão, evitando o refluxo gastro esofágico

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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