- Olhar, falar com o bebé.
- Responder quando faz sons, repetindo os sons e adicionando palavras. Isso irá ajudá-lo a aprender a usar a linguagem.
- Brincar com o bebé, dar-lhe tempo para responder
- Abraçar o bebé
- Fazer “caretas” (deitar língua de fora, piscar os olhos, bocejar..)
1. Verbalizar a interpretação de cada tipo de choro “Este choro é porque tu tens fome!”
2. Maternalês / Paiês
3. Coordenar a mensagem verbal oral com os diferentes estados de humor “quando verbalizar “ai! Ai! Ai! Estou zangado contigo” em simultâneo abane o dedo indicador e franza o sobreolho
4. Chamar a atenção para diferentes tipos de sons “O pai está a falar”, “olha agora a campainha tocou”
5. Se um dos pais for bilingue ou tiver um bom domínio de outra(s) línguas equacione se não querem estimular para bilinguismo desde já.
Começar a estimular maiores períodos de sono à noite: estimular o bebé no período diurno e colocar o ambiente mais escuro e com menor ruído a partir do fim da tarde.
Começar a definir rotinas associadas ao sono noturno (ex: banho, massagem para cólicas…)
Evitar que o bebé adormeça enquanto come, para que associe a comida à vigília.
Deitar o bebé ainda acordado no berço, com algumas palavras tranquilizadoras e deixar que adormeça sozinho (no caso de ser imperativo embalá-lo, é recomendado extinguir este hábito até aos 3 meses).
Desde o nascimento devem ser tomadas medidas para reduzir o risco de síndrome de morte súbita do lactente: o bebé deve dormir em cama própria, sem almofadas ou bonecos e deitado de barriga para cima. Quando tapado, os pés devem tocar o fundo do berço e o lençol deverá ficar bem preso debaixo dos braços (para que não se enrole no lençol e/ou não fique com a cabeça tapada, não conseguindo respirar). O colchão deve ser firme e o espaçamento entre as grades não deve ser superior a 6,5 cm. As mais recentes guidelines internacionais recomendam que se retirem os protetores acolchoados que envolvem o berço; em alternativa, colocar nos protetores mais pontos de fixação às grades deixando as fitas do lado de fora da cama. O quarto não deve estar sobreaquecido nem cheirar a tabaco.
Procurar ajuda especializada em sono se se observarem pausas respiratórias frequentes durante o sono para se efetuar um diagnóstico diferencial.
Os pais, em particular as mães, devem procurar dormir quando o bebé dorme para reduzir o impacto da privação de sono, que aumenta a probabilidade de alterações no humor e de depressão pós-parto.
Estimule o bebé através do toque e massagem.
Procure manter as vias respiratórias sempre limpas (limpeza nasal).
A utilização da chucha promove a sucção e beneficia a digestão, evitando o refluxo gastro esofágico.
Estimule o bebé através do toque e massagem.
A utilização da chucha promove a sucção e beneficia a digestão, evitando o refluxo gastro esofágico
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
