- Faça jogos com alternância de vez
- Incentive-o a ser afetuoso e a ajudar os outros
Peça ao seu filho para ser explícito na informação que transmite “Queres a peça de lego, mas qual? A grande ou pequena? A vermelha ou amarela?” “Foste com os amigos ao teatro. A pé ou de carro?”
Quando nomear alguma imagem pode transmitir ao seu filho que há sinónimos para aquela palavra. “ É uma mulher. Também podemos dizer que é uma senhora ou um adulto”.
Garantir que a criança dorme o número de horas que necessita, pois a privação do sono aumenta a probabilidade de terrores noturnos e sonambulismo.
Procurar um momento sem ser o do deitar para conversar com a criança sobre o seu dia.
A criança deve brincar no seu quarto durante o dia para que este não seja um espaço pouco familiar mas sim associado a momentos agradáveis.
Os pais devem procurar que alterações à rotina sejam pontuais e explicar à criança o seu caráter de exceção.
Reforçar claramente os limites relativos ao deitar e a consistência na sua aplicação ajuda a reduzir comportamentos de oposição.
Reforçar o comportamento desejado.
Encoraje a criança a mastigar de boca fechada.
Tenha em especial atenção a limpeza nasal (colocar soro com a criança sentada, nunca deitada).
Ofereça alimentos que promovam a mastigação (cenoura crua, bolachas tipo waffer, entre outros).
Para abotoar os botões deve colocar-se atrás da criança, e com as suas mãos ajude a criança a executar o movimento.
Utilize jogos com o corpo da criança para trabalhar a lateralidade.
Mostre à criança como assoar o nariz (virada de frente para ela), depois segure o lenço e tente que ela repita o movimento.
1.Tocar, pegar, abraçar, beijar, brincar fazendo cócegas, permite aos bebes experienciar o contacto físico de forma positiva, sentindo conforto, associado ao facto de se sentirem amados. Esta experiência única, será a base para a construção de formas mais maduras de intimidade física e contribuirá de forma decisiva para a sua maturidade sexual.
2.O modo como os pais/educadores reagem a estas situações: o tom de voz, as palavras usadas, a expressão facial, constitui uma das primeiras lições sobre sexualidade para a criança. Não se mostrando zangados, surpresos e não utilizando palavras reprovadoras, os pais/educadores ensinam às crianças que a curiosidade sobre o seu corpo é natural.
3.Ensinar os nomes corretos das diferentes partes do corpo; dê informação simples sobre as diferenças entre anatomia feminina e masculina; ajude a criança a saber como interagir com crianças da mesma idade.
4.A família encoraja desde cedo a definição de uma identidade de género feminina ou masculina (rapazes e raparigas são tratados de modo diferente), por outro lado, as crianças começam a associar determinados comportamentos - papéis de género- com o ser rapaz ou rapariga. Usando como ponto de partida a informação que quer transmitir ao seu filho/a sobre os papeis de género, esteja atento/a às mensagens que eles recebem em casa e fora de casa.
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