- Participe nas brincadeiras do seu filho, com brinquedos e ao “faz de conta”
- Dê oportunidades de experimentar situações novas e de ter contato com os seus pares
À medida que o seu filho faz uma acção descreva-a ao longo da tarefa. “Queres fazer um desenho. Foste buscar os lápis ao armário do quarto e o papel ao escritório. Fizeste uma cara com olhos, boca, nariz, orelhas e cabelo. E ofereceste o desenho à mãe. Obrigada!”.
Incentive o seu filho a fazer perguntas quando ele não percebe o que lhe é dito ou o que vê.
Se possível equacione expô-lo de modo formal a uma segunda língua.
Sinal de que a criança já não necessita de sesta: exibe comportamento adequado e humor estável durante o dia e, apesar de dormir bem de noite, tem dificuldade em adormecer.
A partir do fim da tarde, as crianças devem preferir as “brincadeiras de tapete”, ou seja, aquelas que se podem fazer sentadas (ex: pintar, fazer um puzzle…). Corridas e outras atividades físicas devem acontecer durante o dia.
O ambiente em casa deve ser mais silencioso, calmo e acolhedor a partir do fim da tarde (ex: optar por música ao invés da televisão, com um volume mais baixo, preferir luzes de candeeiro às de teto).
As rotinas devem ser estruturadas e incluir um ritual ao deitar (ex: ler uma história e dar um beijinho).
Incentivar a criança a respirar pelo nariz, mantendo o encerramento labial fora dos períodos da alimentação e em tarefas que não exijam oralidade.
Mantenha as consultas de ORL e Dentista regulares.
Coloque-se atrás da criança e peça-lhe que com o dedo polegar e o indicador agarre a presilha do fecho e, com a outra mão, agarre a parte inferior do fecho; desta forma poderá subir ou descer o fecho, abrindo-o ou fechando (coloque também as suas mãos se for necessário).