Para esclarecer as suas dúvidas, poderá entrar em contacto com um técnico do PIN.

Caso o técnico não esteja disponível, deixe a sua mensagem e entraremos em contacto consigo nas próximas 48h.


Horário de atendimento:
Segunda-feira: 20h-21h
Terça-Feira: 19h-20h
Quarta-Feira: 13h-14h
De momento não estamos online.

Por favor preencha o seguinte formulário.Entraremos em contacto consigo para agendar uma nova videochamada numa data da sua preferência.




Obrigado!
Entraremos em contacto consigo assim que possível.
desenvolvimento normal
/
perturbações do desenvolvimento
vídeos
/
aplicações
  • desenvolvimento normal
  • perturbações do desenvolvimento
  • vídeos
  • aplicações
  • perguntas frequentes
  • contactos
  • Facebook PIN
  • Facebook iCare
  • YouTube PIN
Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

Home
\
Desenvolvimento Normal
\
Promover o desenvolvimento do seu filho
\
4 Anos
Promover o desenvolvimento do seu filho
Escolha a idade que pretende visualizar
Meses
3
4
6
9
12
18
24
Anos
3
4
5
7
10
12
15
18
Promover o desenvolvimento do seu filho
Nesta idade, existe normalmente um conjunto de padrões de desenvolvimento aplicáveis aos indivíduos. Para conhecer as características específicas em cada uma das áreas, clique no tópico pretendido.
Social e Emocional
+

- Participe nas brincadeiras do seu filho, com brinquedos e ao “faz de conta”

 

 - Dê oportunidades de experimentar situações novas e de ter contato com os seus pares 

Linguagem e Comunicação
+

À medida que o seu filho faz uma acção descreva-a ao longo da tarefa. “Queres fazer um desenho. Foste buscar os lápis ao armário do quarto e o papel ao escritório. Fizeste uma cara com olhos, boca, nariz, orelhas e cabelo. E ofereceste o desenho à mãe. Obrigada!”.

 

Incentive o seu filho a fazer perguntas quando ele não percebe o que lhe é dito ou o que vê.

 

Se possível equacione expô-lo de modo formal a uma segunda língua.

Sono
+

Sinal de que a criança já não necessita de sesta: exibe comportamento adequado e humor estável durante o dia e, apesar de dormir bem de noite, tem dificuldade em adormecer.

 

A partir do fim da tarde, as crianças devem preferir as “brincadeiras de tapete”, ou seja, aquelas que se podem fazer sentadas (ex: pintar, fazer um puzzle…). Corridas e outras atividades físicas devem acontecer durante o dia.

 

O ambiente em casa deve ser mais silencioso, calmo e acolhedor a partir do fim da tarde (ex: optar por música ao invés da televisão, com um volume mais baixo, preferir luzes de candeeiro às de teto).

 

As rotinas devem ser estruturadas e incluir um ritual ao deitar (ex: ler uma história e dar um beijinho).

Alimentação
+

Incentivar a criança a respirar pelo nariz, mantendo o encerramento labial fora dos períodos da alimentação e em tarefas que não exijam oralidade.

 

Mantenha as consultas de ORL e Dentista regulares.

Autonomia
+

Coloque-se atrás da criança e peça-lhe que com o dedo polegar e o indicador agarre a presilha do fecho e, com a outra mão, agarre a parte inferior do fecho; desta forma poderá subir ou descer o fecho, abrindo-o ou fechando (coloque também as suas mãos se for necessário).

Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
Contactos:
Telefone: 215 888 900
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
Morada (Sede): Rua Calvet de Magalhães, 244, piso 0, Espaço de Arcos, 2770-022 Paço de Arcos
Morada (Instalações 2): Taguspark - Edifício Ciência II, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº13, 0A-0B, 2740-120 Porto Salvo
Morada (Instalações 3): Avenida Fernão de Magalhães nº2297, 4350 – 172 Porto
Contactos
Hiperligação para Nova Hiperligação para Citi
Hiperligação para PIN
Hiperligação para Gulbenkien
Hiperligação para Escola Nacional de Saúde Pública Hiperligação para Cisco