Muito activo, atento e curioso em relação ao meio envolvente; leva os objectos à boca; se o objecto cai esquece-o rapidamente.
O adulto deve explicar à criança o que está a fazer, de forma clara e concisa. Aproveitar as atividades de rotina (ex: banho, refeição, vestir e despir...) para nomear objectos ou ações, descrevendo o meio envolvente sobre o qual a criança começa a ter interesse.
- Falar pausadamente, por palavras soltas ou frases curtas
- Ter um tempo de “brincadeira” nas vossas rotinas familiar
- Dar enfâse nas vossas expressões
- Brincar com a criança no espelho
Produza os sons dos animais e de objetos e faça gestos e expressões faciais associados aos mesmos (ão-ão: cão; tic-tac: relógio).
Ensine o bebé a imitar ações tais como “cucú; palminhas; atirar beijinhos”.
Leia histórias muito simples e aponte para as imagens ao longo da história.
Descreva as ações enquanto as executa “Vestir: agora, vamos vestir as calças e calçar os sapatos; Banho: vamos lavar a cabeça com champô”.
Se ainda não acontece, ponderar colocar o bebé a dormir no seu quarto.
Promover o adormecer em cama própria, deitando o bebé ainda acordado.
Deixar o bebé com aquilo que o conforta e a que ele possa recorrer para adormecer e quando despertar de noite (chucha e um objeto transicional) e que não exija a intervenção do adulto para aparecer.
É importante, perante situações que possam perturbar o sono e que exijam medidas diferentes por parte dos pais, que estes retomem os bons hábitos associados ao sono assim que possível para que medidas de exceção não se convertam em ganhos secundários para o bebé ou em hábitos pouco compatíveis com boas noites de sono para toda a família.
Procurar ajuda especializada em sono quando os pais sentem que o bebé tem dificuldade adormecer sozinho e em readormecer por si mesmo caso acorde durante a noite.
Exponha a criança a diferentes texturas e sabores, adequados à idade.
Permita que explore a comida com as mãos.
Inicie brincadeiras com onomatopeias (sons dos animais, sons dos meios de transportes, sons do meio ambiente, entre outros).
Verifique com o pediatra se a introdução de novos alimentos está adequada e se é suficiente.
Exponha a criança a diferentes texturas e sabores, adequados à idade.
Permita que explore a comida com as mãos.
Verifique com o pediatra se a introdução de novos alimentos está adequada e se é suficiente.