- Continue a ler para seu filho.
- Incentive seu filho a brincar com outras crianças.
- Ajude seu filho a desenvolver boas habilidades de linguagem, falando-lhe em frases completas
Encoraje o seu filho a explicar atividades que tenha ou esteja a desenvolver. Não apresse o discurso do seu filho.
Em erros de construção sintática, devolva a informação que o seu filho lhe deu de forma correta reformulando o enunciado, sem o corrigir directamente.
Introduza palavras novas e explique em contexto, o significado das mesmas.
Utilize jogos de mímicas, pequenos dramas, fantoches, entre outros. Explore e brinque com os sons de palavras (rimas, palavras que começam pelo mesmo som,..).
Questione outros finais possíveis para histórias. Permita ‘tentativa-erro’ com posterior orientação.
Indicador de que a criança já não necessita de sesta: tem comportamento adequado e humor estável durante o dia e dorme bem de noite, mas tem dificuldade em adormecer.
Ao nível da alimentação, apostar em alimentos ricos em triptofano (como produtos lácteos, peixes azuis, algumas frutas, verduras e hortaliças) e evitar alimentos mais açucarados ou com cafeína a partir do fim da tarde.
Procurar ajuda especializada em sono no caso de fenómenos noturnos frequentes e atípicos (ex: parassónias), para diagnóstico diferencial e intervenção.
Utilize o espelho para demonstrar todos os movimentos que devem ser feitos na escovagem dos dentes.
Incentive a criança a colocar a mão quando tosse os espirra. Não se esqueça que os adultos são o melhor modelo.
Explique de forma simples a importância de lavar as mãos quando estas estão sujas.
1.Ensinar a criança a estabelecer limites face à sua intimidade. A criança deve compreender que o seu corpo pertence-lhe e que pode dizer não a situações que lhe são desagradáveis. Explicar a diferença entre o toque adequado e desadequado, por exemplo: um abraço é agradável e positivo ao contrário de outro toque que é desagradável.
2. Se encontra a criança a brincar aos médicos com outra criança da mesma idade, é importante não reagir exageradamente, pois para eles é apenas uma brincadeira inocente. Pode ver nesta situação um sinal de que a criança sente curiosidade acerca do corpo e facilitar a sua aprendizagem, por exemplo, através de um livro.
3.Encorajar a compreensão de privacidade e quando as situações são adequadas ou desadequadas. Mostrar-se zangado/a, ralhar, apenas trará culpa e vergonha.
4.A criança aprende com as atitudes e comportamentos dos pais, incluindo o modo com estes lidam com a nudez e com o seu corpo.
5.Estas questões devem ser respondidas de forma honesta e simples, respondendo apenas ao que é perguntado. Respostas como “a cegonha trouxe-te” não só não esclarecem a curiosidade da criança, como também diminui a credibilidade dos pais/educadores quando a criança descobre a verdade. Ao ser verdadeiro/a, irá encorajar a criança a procurá-lo/a com uma nova questão no futuro.
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
