Distingue faces familiares de estranhos, aponta com indicador, procura o objecto que cai.
- Dar ao bebé uma variedade de brinquedos e ajudá-la a explorar os mesmos
- Transmitir segurança e falar com o bebé quando está no colo de outras pessoas
- Ler histórias em voz alta
Antecipe o que vai acontecer “Vamos a casa da avó. A avó tem um cão, o Snoppy. Vamos brincar com o Snoppy”.
Nomeie os objetos do dia-a-dia durante as ações da rotina: “A colher é para tu comeres a sopa. A bola é para brincares no jardim”.
Faça perguntas diretas à criança e ajude na resposta “Onde está o pé? Aponte ou toque no pé para ajudar a criança a responder.
Promover a adesão a um objeto transicional integrando-o nas rotinas no deitar (ex: os pais dão um beijinho de boa noite ao bebé e ao boneco).
Falar com o pediatra sobre eventuais medidas que possam aliviar o desconforto causado pelo irromper dos dentes.
Inicie a escovagem dos dentes com escova e pasta apropriadas.
Permita o uso de objetos adequados para estimulação das gengivas – punha aos 4/6 meses, até para ajudar no desaparecimento dos 4 pontos.
Inicie a retirada da chucha.
Inicie a escovagem dos dentes com escova e pasta apropriadas.
Inicie a retirada da chucha.
Faça brincadeiras com objetos à distância para que o bebé tenha que fazer a extensão dos braços.