Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Nesta área, há que ter em conta as seguintes dificuldades de aprendizagem específicas: Dislexia, Disortografia, Discalculia e Disgrafia. Para saber mais sobre cada uma delas, basta clicar no tópico pretendido.
A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica (DAE) que se manifesta ao nível da leitura.
É caraterizada por problemas no reconhecimento da palavra escrita, bem como na ortografia e descodificação. Estes problemas resultam de um défice na componente fonológica da linguagem que é inesperado face às capacidades cognitivas e à instrução escolar fornecida em sala de aula.
SINAIS DE ALERTA
• Dificuldades na correspondência grafema-fonema;
• Erros de ortografia frequentes e consistentes, após aquisição dos mecanismos da leitura e da escrita;
• Resistência e adiamento das tarefas de escrita;
• Memória fraca (de curto e de longo prazo);
• Dificuldades em transcrever pensamentos, não produzindo assim textos próprios;
• Dificuldade na aquisição de novas competências.
A Disortografia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica (DAE) que se manifesta ao nível da escrita.
Esta dificuldade, para além de compreender a capacidade de um indivíduo se exprimir na forma escrita, inclui também a capacidade de correcção ortográfica que é empregue no texto. Indica assim problemas em corresponder os sons (os fonemas) às letras (os grafemas, ou seja, os símbolos gráficos que os representam), em respeitar as peculiaridades ortográficas de certas palavras em que essa correspondência é menos clara, e ainda, em usar correctamente as regras de ortografia e os sinais de pontuação. Os erros ortográficos possuem aspectos específicos consistentes, que poderão ser comuns e frequentes numa fase inicial de aprendizagem mas que persistem para além desta.
SINAIS DE ALERTA
• Dificuldades na correspondência grafema-fonema;
• Erros de ortografia frequentes e consistentes, após aquisição dos mecanismos da leitura e da escrita;
• Resistência e adiamento das tarefas de escrita;
• Memória fraca (de curto e de longo prazo);
• Dificuldades em transcrever pensamentos, não produzindo assim textos próprios;
• Dificuldade na aquisição de novas competências.
A Discalculia consiste numa Dificuldade de Aprendizagem Específica na Matemática, que se manifesta por uma baixa capacidade para o processamento numérico e para o cálculo mental. Esta dificuldade de aprendizagem não é causada por uma reduzida estimulação escolar, por défices visuais ou auditivos, ou por um potencial cognitivo inferior à média.
SINAIS DE ALERTA
- Dificuldade na aprendizagem dos números;
- Problemas na associação do número à quantidade;
- Problemas na classificação e formação de conjuntos, e na seriação e ordenação de itens de acordo com propriedades dos objetos (cor, forma, tamanho);
- Dificuldade na formação de sequências e padrões;
- Problemas no domínio de noções de tempo, espaço, medição e pesagem;
- Dificuldade na resolução de problemas simples.
A Disgrafia consiste numa Dificuldade de Aprendizagem Específica da Escrita, que afeta a componente motora do ato de escrever. Trata-se de um problema de execução escrita que influencia a qualidade da letra na sua realização gráfica.
As crianças com uma pobre caligrafia poderão desta forma manifestar dificuldades na escrita de letras, revelando irregularidades em características como a forma, a dimensão, a orientação, o espaçamento, o alinhamento e a apresentação geral das suas produções.
SINAIS DE ALERTA
- Concretização de movimentos desajeitados;
- Dificuldade em abotoar ou em atar os atacadoresdos sapatos;
- Preensão incorreta do lápis;
- Dificuldade em manusear objetos pequenos (por exemplo, legos, puzzles ou tesouras);
- Criação de trabalhos artísticos inferiores ao esperado para a idade;
- Problemas em pintar dentro dos limites;
- Dificuldade em desenhar formas;
- Reduzida motivação para tarefas de desenho;
- Recusa em executar ou apresentar as suas produções
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
