Para esclarecer as suas dúvidas, poderá entrar em contacto com um técnico do PIN.

Caso o técnico não esteja disponível, deixe a sua mensagem e entraremos em contacto consigo nas próximas 48h.


Horário de atendimento:
Segunda-feira: 20h-21h
Terça-Feira: 19h-20h
Quarta-Feira: 13h-14h
De momento não estamos online.

Por favor preencha o seguinte formulário.Entraremos em contacto consigo para agendar uma nova videochamada numa data da sua preferência.




Obrigado!
Entraremos em contacto consigo assim que possível.
desenvolvimento normal
/
perturbações do desenvolvimento
vídeos
/
aplicações
  • desenvolvimento normal
  • perturbações do desenvolvimento
  • vídeos
  • aplicações
  • perguntas frequentes
  • contactos
  • Facebook PIN
  • Facebook iCare
  • YouTube PIN
Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

Home
\
Perturbações do desenvolvimento
+
  • Dificuldades de Aprendizagem Específicas
  • Perturbações do Espetro do Autismo
  • Perturbações Associadas a Défices Cognitivos
  • Perturbações do Comportamento
  • Perturbações da Ansiedade/Humor
  • Síndromes Genéticas
Perturbações do Desenvolvimento
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Perturbações do Espetro do Autismo
Perturbações Associadas a Défices Cognitivos
Perturbações do Comportamento
Perturbações da Ansiedade/Humor
Síndromes Genéticas

Dificuldades de Aprendizagem Específicas

Nesta área, há que ter em conta as seguintes dificuldades de aprendizagem específicas: Dislexia, Disortografia, Discalculia e Disgrafia. Para saber mais sobre cada uma delas, basta clicar no tópico pretendido.

Dislexia

A Dislexia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica (DAE) que se manifesta ao nível da leitura.
É caraterizada por problemas no reconhecimento da palavra escrita, bem como na ortografia e descodificação. Estes problemas resultam de um défice na componente fonológica da linguagem que é inesperado face às capacidades cognitivas e à instrução escolar fornecida em sala de aula.

SINAIS DE ALERTA
• Dificuldades na correspondência grafema-fonema;
• Erros de ortografia frequentes e consistentes, após aquisição dos mecanismos da leitura e da escrita;
• Resistência e adiamento das tarefas de escrita;
• Memória fraca (de curto e de longo prazo);
• Dificuldades em transcrever pensamentos, não produzindo assim textos próprios;
• Dificuldade na aquisição de novas competências.



Disortografia

A Disortografia é uma Dificuldade de Aprendizagem Específica (DAE) que se manifesta ao nível da escrita.

Esta dificuldade, para além de compreender a capacidade de um indivíduo se exprimir na forma escrita, inclui também a capacidade de correcção ortográfica que é empregue no texto. Indica assim problemas em corresponder os sons (os fonemas) às letras (os grafemas, ou seja, os símbolos gráficos que os representam), em respeitar as peculiaridades ortográficas de certas palavras em que essa correspondência é menos clara, e ainda, em usar correctamente as regras de ortografia e os sinais de pontuação. Os erros ortográficos possuem aspectos específicos consistentes, que poderão ser comuns e frequentes numa fase inicial de aprendizagem mas que persistem para além desta.

SINAIS DE ALERTA

• Dificuldades na correspondência grafema-fonema;
• Erros de ortografia frequentes e consistentes, após aquisição dos mecanismos da leitura e da escrita;
• Resistência e adiamento das tarefas de escrita;
• Memória fraca (de curto e de longo prazo);
• Dificuldades em transcrever pensamentos, não produzindo assim textos próprios;
• Dificuldade na aquisição de novas competências.



Discalculia

A Discalculia consiste numa Dificuldade de Aprendizagem Específica na Matemática, que se manifesta por uma baixa capacidade para o processamento numérico e para o cálculo mental. Esta dificuldade de aprendizagem não é causada por uma reduzida estimulação escolar, por défices visuais ou auditivos, ou por um potencial cognitivo inferior à média.

SINAIS DE ALERTA

  • Dificuldade na aprendizagem dos números;
  • Problemas na associação do número à quantidade;
  • Problemas na classificação e formação de conjuntos, e na seriação e ordenação de itens de acordo com propriedades dos objetos (cor, forma, tamanho);
  • Dificuldade na formação de sequências e padrões;
  • Problemas no domínio de noções de tempo, espaço, medição e pesagem;
  • Dificuldade na resolução de problemas simples.

 



Disgrafia

A Disgrafia consiste numa Dificuldade de Aprendizagem Específica da Escrita, que afeta a componente motora do ato de escrever. Trata-se de um problema de execução escrita que influencia a qualidade da letra na sua realização gráfica.
As crianças com uma pobre caligrafia poderão desta forma manifestar dificuldades na escrita de letras, revelando irregularidades em características como a forma, a dimensão, a orientação, o espaçamento, o alinhamento e a apresentação geral das suas produções.

SINAIS DE ALERTA

  • Concretização de movimentos desajeitados;
  • Dificuldade em abotoar ou em atar os atacadoresdos sapatos;
  • Preensão incorreta do lápis;
  • Dificuldade em manusear objetos pequenos (por exemplo, legos, puzzles ou tesouras);
  • Criação de trabalhos artísticos inferiores ao esperado para a idade;
  • Problemas em pintar dentro dos limites;
  • Dificuldade em desenhar formas;
  • Reduzida motivação para tarefas de desenho;
  • Recusa em executar ou apresentar as suas produções


Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
Contactos:
Telefone: 215 888 900
Telefone: 225 491 506
Telemóvel: 910 460 460
Email: geral@icarepin.pt
Período de Funcionamento:
Semana- 8h30 / 21h00 Sábado- 9h00 / 17:00
Morada (Sede): Rua Calvet de Magalhães, 244, piso 0, Espaço de Arcos, 2770-022 Paço de Arcos
Morada (Instalações 2): Taguspark - Edifício Ciência II, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, nº13, 0A-0B, 2740-120 Porto Salvo
Morada (Instalações 3): Avenida Fernão de Magalhães nº2297, 4350 – 172 Porto
Contactos
Hiperligação para Nova Hiperligação para Citi
Hiperligação para PIN
Hiperligação para Gulbenkien
Hiperligação para Escola Nacional de Saúde Pública Hiperligação para Cisco