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Desenvolvimento Normal

Desenvolvimento Normal

Esta área remete para os marcos de desenvolvimento aplicados aos indivíduos, tendo em conta as suas idades.

Perturbações do Desenvolvimento

Perturbações do Desenvolvimento

As Perturbações do Desenvolvimento afectam a harmonia da aquisição de conhecimentos e competências nos indivíduos.

Vídeos

Vídeos

Esta página contém uma listagem de vídeos informativos sobre as várias áreas das perturbações do desenvolvimento.

Aplicações

Aplicações

Aqui poderá encontrar aplicações sobre algumas perturbações do desenvolvimento.

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Perturbações do desenvolvimento
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Perturbações Associadas a Défices Cognitivos

Perturbação associada a dificuldades cognitivas acentuadas

Perturbações associadas a défices cognitivos/deficiência mental

Actualmente, e para se proceder ao diagnóstico de DM, segundo o DSM-IV, devem ser preenchidos os seguintes critérios:

• Funcionamento intelectual significativamente inferior à média: um QI aproximadamente inferior ou igual a 70 num teste de QI administrado individualmente (para crianças uma avaliação clínica do funcionamento intelectual significativamente abaixo da média).
• Défices no funcionamento adaptativo actual, em pelo menos duas das seguintes áreas: comunicação, cuidados próprios, vida familiar, aptidões sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, autocontrolo, aptidões escolares funcionais, trabalho, ócio, saúde e segurança.
• Início antes dos 18 anos.

A Deficiência Mental pode ser, desta forma, dividida em quatro categorias, em função das limitações e do nível cognitivo:
Profunda QI inferior a 20 ou 25
Grave 20 – 25 e 35 – 40
Moderada 35 – 40 e 50 – 55

Ligeira 50 – 55 e aproximadamente 70/75


SINAIS DE ALERTA

Apresenta-se de seguida um conjunto de sinais de alerta, habitualmente observados na Deficiência Mental:
• Assim, e ao nível psicomotor, é frequente constatar-se um atraso no desenvolvimento global, verificando-se com frequência hipotonia muscular, com dificuldades ao nível do equilíbrio e da estruturação espacio-temporal (é frequente o atraso nas aquisições como o sentar sem apoio ou o andar sozinho)
• Ao nível da linguagem, algumas crianças com défice cognitivo ligeiro expressam-se bem e utilizam palavras corretamente, com um aparente discurso fluente e adequado, enquanto outras dificilmente mantêm um diálogo coerente, evidenciando atraso na aquisição de palavras e frases
• Outro dos sinais de alerta que deveremos mencionar está relacionado com a dificuldade em alcançar o pensamento abstrato, não se ultrapassando o estádio das operações concretas



Perguntas Frequentes:

Que estratégias e atuação devemos ter em relação a crianças com défice de atenção com recusa de medicação pela família?

É possível um diagnóstico precoce nos casos de PHDA? A partir de que idade a intervenção pode ter início?

É verdade que a diferença entre ser autista e asperger reside no défice cognitivo?

Com que idade é que é possível diagnosticar dislexia e quais são os sinais a que devemos estar atentos antes da criança entrar para a escola?

Perguntas Frequentes
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